Envelhecimento Facial: Saiba o que é, e como acontece

Envelhecimento Facial: Saiba o que é, e como acontece

Junto com a sabedoria, a experiência e as realizações que acontecem com os anos, ocorrem as mudanças na aparência. E com o tempo, o nosso rosto também sofre processos naturais da idade, o envelhecimento facial.

A questão é, podemos envelhecer bem, com um rosto bonito e saudável. Mas é preciso ter certos cuidados, e os tratamentos podem auxiliar em deixar nossa aparência mais harmônica e jovem, trazendo o bem-estar que todo mundo quer ao se olhar no espelho.

Então vamos entender um pouco mais sobre o envelhecimento, compreender como acontece, as medidas preventivas a serem adotadas e como os procedimentos podem desempenhar um papel fundamental nessa jornada.

Saiba como o rosto envelhece

À medida que o tempo avança, é comum que o corpo passe por um processo de envelhecimento devido à renovação celular inadequada. Esse processo pode impactar o aspecto facial, resultando em maior flacidez, perda de luminosidade, diminuição da massa muscular, além do surgimento de linhas de expressão e rugas.

Durante a juventude, a gordura facial é distribuída de maneira uniforme, com pequenas bolsas de gordura localizadas na testa, têmporas, bochechas e regiões ao redor dos olhos e boca. Essa distribuição contribui para um rosto com aparência arredondada e suave.

Com a idade, essa gordura perde volume, pode se acumular ou deslocar para baixo, fazendo com que os traços que antes eram redondos, lisos e firmes, tenham um aspecto mais profundo e marcado. É comum observar a pele ficar mais solta e flácida, o que muitas pessoas costumam reclamar.

No entanto, há outras áreas do rosto que tendem a ganhar gordura, principalmente na metade inferior, o que pode resultar em flacidez no queixo e no acúmulo de gordura na região do pescoço, conhecido como papada. Além disso, as temidas rugas também surgem. Um tipo comum de ruga são as linhas de expressão, que aparecem na testa, e entre as sobrancelhas.

Existem outras regiões do rosto que podem apresentar maior profundidade devido à diminuição ou deslocamento da gordura. Rugas mais finas podem ser causadas pela exposição solar, tabagismo e pela degeneração natural dos componentes da pele.

Mas o que precisamos entender é que apesar do processo natural de envelhecimento, que acontece na parte óssea, muscular e na própria pele, hoje em dia existem tratamentos que auxiliam na prevenção e manutenção para que seu rosto continue com sua beleza natural.

Vamos entender um pouco mais sobre os principais sinais de envelhecimento facial e como preveni-los.

Principais sinais de envelhecimento facial

O envelhecimento facial é um processo natural e individual, sendo influenciado por fatores genéticos, estilo de vida e até mesmo a exposição ao sol.

Cada pessoa pode apresentar esses sinais de maneira única, e é possível adotar medidas para cuidar da pele e minimizar os seus efeitos. Nesse artigo vamos abordar de forma mais direta os principais sinais.

Mas recomendamos para quem quiser se aprofundar no assunto, a leitura do estudo acadêmico: “O processo de envelhecimento facial (de dentro para fora)” disponível na National Library of Medicine.

A seguir, apresentaremos as principais características do envelhecimento facial:

Linhas de expressão e Rugas

Conforme vamos envelhecendo é normal surgirem linhas de expressão e rugas no rosto. Esses sinais de envelhecimento ocorrem devido a uma combinação de fatores, incluindo o processo natural, exposição ao sol, perda de colágeno e elastina.

As linhas de expressão geralmente são causadas por contrações musculares feitas repetidamente, por exemplo, o franzir da testa, sorrir, ou contrair os lábios. Com o tempo, esses movimentos podem resultar em rugas permanentes, como as que aparecem ao redor dos olhos ou na testa.

Também temos a redução de colágeno e elastina. Essas substâncias são responsáveis por sua elasticidade e firmeza. Com a diminuição da produção, a pele perde a capacidade de alongamento e recuperação, resultando em rugas mais profundas e perda de volume facial.

E a exposição solar é outro fator que desempenha um papel significativo no envelhecimento.

Manchas na pele

Outro ponto muito importante são as manchas na pele.

Elas podem acontecer por causa da exposição ao sol, predisposição genética, hormônios e o próprio envelhecimento. Essa combinação de fatores ou apenas alguns deles são atenuados com o passar dos anos.

Um tipo bastante comum de mancha que está ligada ao envelhecimento são as manchas senis. Elas aparecem em áreas planas e escuras na pele, principalmente nas partes do corpo mais expostas ao sol, como o rosto, mãos e os braços.

Também temos o Melasma que é caracterizado por manchas escuras e simétricas, geralmente no rosto. O Melasma é mais comum em mulheres e pode ser desencadeado por fatores hormonais, exposição ao sol e predisposição genética.

Pintas e nervos também podem se tornar mais visíveis com o envelhecimento. Essas são lesões pigmentadas na pele que podem ser planas ou elevadas.

Mudanças na textura facial

Além das manchas, linhas de expressões e rugas, a pele sofre mudanças em sua textura. Essas alterações afetam a suavidade, a uniformidade e a aparência geral da pele do rosto.

Com o passar dos anos, a pele do rosto pode perder a hidratação, o que também afeta seu brilho, viço e vitalidade. Uma das alterações visíveis é a flacidez, com a diminuição da produção de colágeno e elastina e o enfraquecimento dos músculos, perdendo sua firmeza e elasticidade.

As áreas mais aparentes costumam ser as bochechas, queixo e pescoço, que ficam com o aspecto de “caídos” ou “flácidos”.

A pele também vai se tornando mais irregular, justamente pelo acúmulo de células mortas na superfície, resultando em uma aparência áspera e desigual. Outros fatores podem dar esse aspecto irregular como cicatrizes de acne ou danos causados pelo sol, por exemplo.

Algo bastante comum e visível com a idade são os poros aparentes, ou seja, dilatados. À medida que a pele perde sua elasticidade, os poros se tornam mais proeminentes, geralmente em áreas como nariz, bochechas e testa. O acúmulo de sujeira, óleo e células também podem contribuir para o seu aspecto dilatado.

Perda do volume Facial

Nenhum rosto é 100% simétrico, inclusive existe uma publicação sobre assimetria facial no blog. Porém, com o envelhecimento há uma perda do contorno facial que está ligada a substâncias que contribuem para a sua sustentação.

Além disso, com o passar dos anos, ocorrem mudanças estruturais na pele e nos tecidos faciais. Também existe a perda de gordura subcutânea, que é a camada de gordura localizada abaixo da pele.

Essa perda pode causar a diminuição do volume facial, deixando as maçãs do rosto menos preenchidas, o que resulta em uma aparência mais afundada.

São diversos fatores combinados que podem levar a uma sensação maior de assimetria facial devida à perda de volume no rosto, pois se cria um aspecto mais envelhecido, com rugas mais pronunciadas, flacidez e uma aparência menos preenchida nas áreas afetadas.

Bigode chinês

É claro que não notamos, mas sempre estamos movimentando nossos músculos faciais com nossas expressões, como sorrir, franzir a testa, abrir a boca etc.

Ao longo do tempo, essas ações repetidas em conjunto com a diminuição da produção de colágeno e elastina na pele, criam essas rugas que se formam nas laterais do nariz e se estendem até a boca, desenvolvendo uma linha que se assemelha a um bigode. Esse tipo de ruga é mais comum em pessoas mais velhas.

Além de outros fatores já citados como perda de elasticidade da pele, movimentos faciais repetitivos, perda de volume facial etc. O bigode chinês também pode estar associado a fatores genéticos e estilo de vida.

A predisposição genética e certos hábitos, como ficar muito tempo debaixo do sol, fumar, não ter uma alimentação saudável, podem acelerar o processo de envelhecimento da pele e contribuir para o surgimento precoce do bigode chinês.

O que é possível fazer quanto ao envelhecimento facial?

Mesmo que você tenha uma ótima genética e pareça mais jovem do que é, as mudanças em seu rosto vão acontecer, é inevitável. E esse tipo de processo deve ser encarado como algo natural, sem sofrimento.

Isso reflete o que somos e a toda nossa trajetória, ou seja, é a sua maturidade sendo apresentada em seu rosto.

Porém, sabemos que hoje em dia é possível envelhecer com uma aparência jovem e bonita. Alguns tratamentos nos ajudam a conservar nossa beleza natural e reduzir o processo de envelhecimento de forma preventiva.

Peeling químico

Os peelings químicos são procedimentos que podem contribuir para a melhoria da aparência da pele. Nesse tipo de tratamento, uma solução química é aplicada na pele, resultando na descamação das camadas superficiais. A renovação celular subsequente geralmente resulta em uma pele mais suave e com menos rugas em comparação a anterior.

Depois do tratamento de peeling químico, a nova pele fica temporariamente mais sensível ao sol, então é aconselhável usar protetor solar no período de recuperação. É possível fazer peelings químicos no rosto, pescoço ou mãos. Podem ser usados para:

  • Reduzir linhas finas sob os olhos e ao redor da boca;
  • Tratar rugas causadas por danos causados pelo sol e envelhecimento;
  • Melhorar a aparência de cicatrizes leves;
  • Tratar alguns tipos de acne;
  • Reduzir manchas de idade, escuras (Melasma) e sardas;
  • Melhorar a aparência da pele num geral;
  • Também é possível melhorar áreas danificadas pela exposição excessiva do sol;

Preenchimentos Faciais

O envelhecimento causa alterações na estrutura, aparência da pele e dos tecidos faciais. A diminuição da produção de colágeno e ácido hialurônico, bem como a perda de gordura facial, podem levar a rugas, flacidez e perda de definição.

O preenchimento facial ajuda a restaurar o volume, preencher e sustentar áreas que perderam gordura. Geralmente usamos o ácido hialurônico para esse tipo de procedimento, pois é uma substância encontrada no corpo humano e tem a capacidade de atrair e reter água, dando volume à pele.

Os resultados do preenchimento facial são geralmente imediatos e podem durar vários meses, dependendo do tipo de substância utilizada.

As áreas comuns que podem ser tratadas com preenchimento facial incluem:

  • Linhas de marionete;
  • Rugas periorais;
  • Maçã do rosto;
  • Olheiras e sulcos sob os olhos;
  • Sulcos nasolabiais.

Tratamentos a laser

Existem diversos tipos de tratamentos a laser disponíveis, cada um deles com o objetivo de abordar problemas específicos relacionados ao envelhecimento facial.

Os tratamentos a laser podem ser usados para localizar certos pigmentos, por exemplo, marrom, se o objetivo é se livrar de sardas e manchas, e vermelho se o alvo são capilares rompidos. Já o laser fracionado cria pequenas áreas de dano controlado na pele, estimulando a produção de colágeno e a regeneração celular.

Outra opção é a terapia com IPL, que utiliza pulsos de luz intensa para tratar manchas escuras, sardas, vasos sanguíneos dilatados e vermelhidão.

Também é possível usar os tratamentos a laser para recapeamento da pele facial. As camadas superiores são removidas e, com elas, rugas causadas pelo sol e cicatrizes de acne.

Bioestimuladores

Os Bioestimuladores estimulam a produção natural de colágeno que é responsável por manter as células firmes e elásticas. A perda de colágeno resulta em um rosto com aparência cansada, flácida e linhas de expressão mais visíveis. Essas substâncias são usadas para combater esses sinais, promovendo o rejuvenescimento facial.

Existem diferentes tipos de Bioestimuladores disponíveis, sendo os mais comuns o Ácido Polilático, a Hidroxiapatita de Cálcio e a Policaprolactona.

O ácido Polilático estimula a produção de colágeno gradualmente ao longo do tempo. A Hidroxiapatita de Cálcio pode ser eficaz no tratamento de rugas profundas e na melhora da sustentação facial. Já a Policaprolactona promove um efeito de preenchimento gradual e melhora a textura da pele e as rugas.

Os resultados dos tratamentos com Bioestimuladores podem variar de pessoa para pessoa e são progressivos. Geralmente são usados nas seguintes situações:

  • Rugas e linhas finas;
  • Flacidez facial;
  • Perda de volume;
  • Melhoria da textura da pele;
  • Cicatrizes de acne.

Qual o papel da Harmonização facial no processo de envelhecimento?

A harmonização facial desempenha um papel importante para um envelhecimento saudável e feliz. Muitas pessoas enfrentam dificuldades ao lidar com esse processo, pois é desafiador ver o rosto, que um dia exibia traços delicados e jovens, tornar-se mais envelhecido e marcado.

Conforme envelhecemos, nosso rosto passa por alterações que podem resultar em uma aparência cansada, triste ou envelhecida. A harmonização facial tem como objetivo corrigir ou suavizar essas mudanças, buscando restabelecer a harmonia dos traços faciais e realçar a beleza natural de cada indivíduo.

Por exemplo, com o uso da toxina botulínica é possível suavizar rugas causadas pelo tempo, como as da testa, os famosos pés de galinha e as linhas de expressão ao redor da boca.

Também podemos realizar a reposição do volume perdido para contrabalancear os efeitos do envelhecimento. Com o passar do tempo, ocorre uma redução na produção de colágeno e gordura facial, o que resulta na perda de volume em certas áreas e no surgimento de regiões mais acentuadas, como bochechas sem volume, sulcos nasolabiais profundos e lábios finos.

O uso de preenchedores dérmicos, como ácido hialurônico, pode ajudar a restaurar o volume perdido, preenchendo essas áreas e proporcionando uma aparência mais jovem e saudável.

A harmonização facial pode incluir também a utilização de técnicas para aprimorar a saúde e a aparência da pele. Isso pode ser alcançado com peelings químicos, tratamentos a laser ou Microagulhamento, que estimulam a produção de colágeno, promovem a renovação celular e melhoram a textura e o aspecto geral da pele.

Embora a harmonização facial possa ajudar a minimizar os efeitos do envelhecimento e melhorar a aparência facial, é fundamental ter expectativas realistas e compreender que o processo de envelhecimento é natural e contínuo.

Leia outros artigos e conheça o meu canal no Youtube

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre a clínica, procedimentos e outras novidades do universo da harmonização facial, beleza ou odontologia? Visite o blog ou o meu canal no Youtube.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.