Olá queridos!
Vou falar para vocês sobre o Ultrassom Microfocado. É uma tecnologia que agrega demais nos tratamentos de Harmonização Facial, por isso vou explicar com mais detalhes, para que vocês saibam qual momento usar, e para qual finalidade.
O que é Ultrassom Microfocado?
O Ultrassom Microfocado é uma tecnologia, que funciona a partir de ondas sonoras ultrassônicas. Essas ondas, cheias de energia, se concentram em pontos específicos gerando calor, dessa forma, fazem pontos de coagulação em certas camadas da face/ corpo (cada transdutor tem uma profundidade específica).
Esses pontos coagulados inicialmente se contraem (causando resultado imediato de contração da pele), e posteriormente teremos a formação de colágeno na região. O equipamento também é capaz de queimar gordura, ao usar um transdutor específico.
Resumindo, o Ultrassom Microfocado é uma tecnologia capaz de estimular os tecidos mais profundos do corpo, sem danificar a parte externa da pele. Ele pode tratar rugas finas, dar mais firmeza na pele e na musculatura e reduzir volume de gordura.
Hoje no mercado, temos uma infinidade de marcas comerciais. Posso citar o Uthera, Ultraformer, Hipro, Herus, Contlex, entre outros.
Para que serve o Ultrassom Microfocado?
O Ultrassom Microfocado é usado para tratar flacidez. Ele deixa a pele mais firme e mais “colada no rosto e corpo”).
Também reduz volume de gordura, é super indicado para quem deseja afinar levemente o rosto, diminuir levemente a gordura da papada, assim como diminuir volume abdominal, entre outras áreas, como o joelho e o braço.
Quando pensamos em flacidez na face, devemos ter em mente que o rosto tem diversas camadas. Para um rejuvenescimento expressivo é importante associar tratamentos para conseguir tratar todas as áreas necessárias.
O Ultrassom Microfocado é capaz de fortalecer a camada muscular. A meu ver, é o grande diferencial do equipamento, pois nenhum outro tratamento atua com eficiência nessa camada.
É possível observar um resultado imediato, pela contração dos tecidos, mas o pico do resultado acontece após 3 meses, pela formação de colágeno.
O Ultrassom Microfocado substitui outros tratamentos de harmonização?
Não! Nenhum tratamento é capaz de sozinho rejuvenescer todo o rosto de alguém. Justamente porque o processo de envelhecimento acontece em todas as camadas do rosto. No entanto, ele é uma ótima opção para ser usado de forma combinada.
Uma boa combinação é usar o Ultrassom Microfocado e logo em seguida usar bioestimuladores de colágeno injetáveis, como o Sculptra é o Radiesse, ou até mesmo os fios de sustentação de PDO.
Isso porque ao fazermos o Ultrassom Microfocado ativaremos diversos processos celulares. Ao associarmos outros tratamentos para estimular colágeno, estes serão potencializados.
Devemos lembrar que, por melhor que seja o tratamento para estimular o colágeno na nossa pele, dependemos completamente da função celular do paciente. Dessa forma, os tratamentos funcionam muito mais em pacientes saudáveis, com boa alimentação.
Também é fundamental para um bom funcionamento celular, que o paciente tenha hábitos saudáveis, durma bem, pratique exercícios físicos e faça um gerenciamento de estresse.
Quando não usar o Ultrassom Microfocado?
Se você for iniciar um tratamento de harmonização facial, o ideal é iniciar pelo Ultrassom Microfocado, porque não podemos usar o equipamento em áreas em que foi colocado recentemente preenchimento com ácido hialurônico, ou fios de sustentação, com risco de deslocar o material, ou mesmo queimar a pele.
Nesses casos, o ideal é esperar pelo menos 6 meses para usar o ultrassom. Veja, se você fizer o Ultrassom Microfocado, você pode no mesmo dia fazer tratamentos com bioestimuladores, fios e ácido hialurônico, peelings.
Mas o contrário, não deve acontecer. Por isso é importante um bom planejamento do profissional.
Como sempre digo, a Harmonização Facial não é um único tratamento feito em um único dia. É um conjunto de tratamentos, que devem ser planejados como uma orquestra. Para tratamentos naturais e duradouros é interessante um tratamento contínuo.
Não é necessário fazer muitos tratamentos em uma única sessão, mas os tratamentos mais bonitos são aqueles em que o paciente retorna, pelo menos, de 6 em 6 meses para um complemento. Nesse planejamento o Ultrassom Microfocado é muito bem-vindo.
O Ultrassom Microfocado também não deve ser feito em pessoas que usam anticoagulantes, gestantes, lactantes, presença de doenças autoimunes, diabetes descompensada, epilepsia, infecções de pele, quelóides, região recém-operada, e locais com implantes elétricos ou metálicos.
Também é importante lembrar que o Ultrassom é indicado para tratar os tecidos mais profundos do rosto e corpo. Sendo assim, não é indicado para tratar a parte externa da pele (manchas, poros, cicatriz, oleosidade). Para isso temos os lasers, peelings e microagulhamento etc.
Ele também não é capaz de repor volume ósseo e volume de gordura. Nesses casos utilizamos os preenchedores.
Quantas sessões são necessárias para um bom resultado com o Ultrassom Microfocado?
É difícil responder essa pergunta com exatidão, porque as pessoas são diferentes, assim como a expectativa de cada um. Também depende muito de quais tratamentos serão associados. A maioria dos meus pacientes repete o tratamento após um ano, mas podemos repetir de 6 em 6 meses, em caso de tratamento “full face”.
Podemos repetir o tratamento de 3 em 3 meses para áreas específicas, como a papada (para flacidez e redução de volume), ou arqueamento das sobrancelhas.
Já é possível ver o resultado do Ultrassom Microfocado na primeira sessão, mas o resultado melhora conforme o número de sessões.
O Ultrassom Microfocado Substitui uma Cirurgia Plástica? Ele faz o “Lifting não cirúrgico”?
Eu não sei quem inventa essas coisas, e depois todo mundo repete. Se vocês procurarem pela internet, verão que muitos profissionais “vendem” o Ultrassom Microfocado dessa forma. Não é verdade.
O Ultrassom Microfocado faz um leve lifting facial, consegue “colar” um pouco a pele que está com flacidez, diminui um pouco o volume de gordura, consegue com maestria gerenciar o envelhecimento da pele.
É um excelente equipamento para gerenciar o processo de envelhecimento. Mas ele jamais vai substituir um lifting facial, uma blefaroplastia, uma lipo de papada, platismoplastia, bichectomia etc.
Me incomoda muito esse tipo de divulgação, porque o paciente acaba nos procurando com uma expectativa irreal do tratamento. Depois o paciente pensa que o tratamento não funciona, que a marca do Ultrassom não era boa, ou que o profissional não é bom o suficiente. Mas não é nada disso.
Se a pessoa tiver uma flacidez importante, ou um grande excesso de gordura localizada, o ideal é fazer o procedimento cirúrgico indicado para a área. Após pelo menos 6 meses de recuperação é possível fazer o Ultrassom Microfocado para manter o resultado, já que o processo de envelhecimento é contínuo.
Com sinceridade e expectativas reais todo mundo fica feliz.
Leia outros artigos e conheça o meu canal no Youtube
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre a clínica, procedimentos e outras novidades do universo da harmonização facial, beleza ou odontologia? Visite o blog ou o meu canal no Youtube.