Assimetria Facial: Por que temos, e como tratar?

Assimetria Facial: Por que temos, e como tratar?

Nós, seres humanos somos bilaterais, ou seja, temos dois lados iguais (pelo menos em teoria).

Ao olhar no espelho muitas pessoas percebem que existem diferenças entre o lado direito e o esquerdo do rosto. Não são raras as pessoas que sabem muito bem qual o melhor lado para tirar uma foto. Você sabe por que essas diferenças acontecem?

Será que a assimetria facial é inimiga do rosto perfeito?

Pra começar a falar sobre o assunto resolvi fazer uma brincadeira. Peguei uma foto frontal de duas pessoas famosas que são consideradas bonitas para a maioria, e espelhei os lados, para ver como essa pessoa seria se tivesse dois lados exatamente iguais.

Escolhi a Kendall Jenner, que é a modelo melhor paga da atualidade.

Kendall Jenner - Foto Original (Assimétrica)
Kendall Jenner – Foto Original (Assimétrica)
Kendall Jenner - Foto Simétrica (Lados espelhados)
Kendall Jenner – Foto Simétrica (Lados espelhados)

E o ator britânico Regé Jean- Page, que foi eleito o homem mais bonito do mundo justamente pelas proporções faciais.

Regé Jean-Page - Foto Original (Assimétrica)
Regé Jean-Page – Foto Original (Assimétrica)
Regé Jean-Page - Foto Simétrica (Lados espelhados)
Regé Jean-Page – Foto Simétrica (Lados espelhados)

Leia a matéria: Regé Jean-Page é o homem mais bonito do mundo segundo a ciência

Como vocês podem ver, nem as pessoas consideradas as mais bonitas do planeta são completamente simétricas.  Na verdade, elas são bem mais bonitas do que as fotos com os lados espelhados. Por isso vou escrever em caixa alta:

A ASSIMETRIA FACIAL É COMPLETAMENTE NORMAL!

Se você tem algumas diferenças sutis entre o lado direito e esquerdo do rosto parabéns, você é igual a todas as pessoas do planeta, e nada precisa ser feito para mudar isso.

Tratamentos são necessários apenas se essa assimetria for muito aparente, ou se estiver relacionada com problemas funcionais. Em breve falarei sobre isso.

Por que a assimetria facial acontece?

Primeiramente é importante termos em mente que tudo o que nós usamos com maior frequência e intensidade tende a ter um maior desenvolvimento. Não a toa que por exemplo, as pessoas destras tem a mão direita maior que a esquerda, e vice- versa (podemos comprovar isso ao testar o tamanho de um anel).

Da mesma forma, todos nós temos um olho dominante na visão.  A maioria das pessoas tem como dominante o olho direito, mas não é uma regra. Para descobrir qual é o seu olho dominante você pode juntar as mãos e fazer uma abertura, como na imagem.

Teste de Visão

Primeiramente você deve olhar com os dois olhos dentro dessa abertura.

Em seguida feche um dos olhos, e avalie se o olho que permaneceu aberto está de fato focando para o centro da abertura. Geralmente tem um olho que está centralizado no buraco, e o outro está mais disperso, focando na sua mão. O olho que está de fato com o foco na abertura é o seu olho dominante. O olho dominante geralmente é o mais aberto dos dois.

A sobrancelha é a mais elevada, e muitas vezes todo esse lado é mais alto que o outro.  Segundo o visagismo, o seu olho dominante é o “olho da verdade”. É o lado que deve ficar à mostra quando quiser evidenciar o seu lado profissional. Ou seja, quando for tirar uma foto profissional, dê preferência para esse ângulo. Se usar franja, jogue-a para o outro lado, para deixar o olho dominante em evidência.

O lado oposto é o lado da sedução, do charme, do encanto.  Para a maioria das pessoas esse lado é o esquerdo. Geralmente é o lado esquerdo que melhor expressa as emoções, guiado pelo lado direito do cérebro, e é o lado mais fotogênico. Inclusive a professora de Neuropsicologia experimental Anulla Lindell, na Universidade  La Trobe, Melborne identificou em sua pesquisa que o lado esquerdo é o lado mais escolhido para tirar selfies em redes sociais.

Leia a matéria: Ciência revela qual lado do rosto é mais favorável

Por uma ironia, é justamente o “lado da sedução” que tende, com o passar dos anos, a ficar com o olho mais caído, com o olho fundo na região da olheira, com bigode chinês, além da gordurinha do buldogue, justamente por ser o lado com menor tonicidade do rosto.

Quando fazemos tratamentos de harmonização facial, levamos em consideração essas assimetrias faciais, e corrigimos detalhes. Mas a idéia não é entregar um rosto completamente simétrico (já vimos que a beleza não está nesse caminho).  A idéia é corrigir excessos. É um trabalho sutil, que exige muito conhecimento e um grande senso estético do profissional.

Hábitos que fazem o rosto ficar assimétrico

Dependendo de hábitos diários, podemos desenvolver com o passar dos anos assimetrias na face, e estas podem ser inestéticas. Entre esses hábitos posso citar:

Dormir sempre para o mesmo lado

Esse hábito pode deixar um lado da face com o “bigode chinês “mais profundo, além de provocar as famosas “rugas de sono”, que são rugas verticais, formadas pela pressão do rosto no travesseiro.

Existem alguns tratamentos de harmonização facial que podem amenizar essas marcas, como tratamentos para bioestimular colágeno e preenchimentos faciais, porém é impossível resolver esse problema sem corrigir a forma de dormir.

Dormir sempre do mesmo lado - Assimetria Facial
Dormir sempre do mesmo lado – Assimetria Facial

Mastigar sempre do mesmo lado, ou apertar os dentes

 Como eu disse anteriormente, tudo o que usamos mais se desenvolve mais. A começar pela musculatura. Ao usar um único lado para mastigar teremos uma hipertrofia dos músculos da mastigação desse lado. Com isso, o rosto ficará mais volumoso (pela hipertrofia do músculo masseter), e a sobrancelha ficará mais elevada (pela hipertrofia do músculo temporal).

Para resolver essa questão precisamos inicialmente verificar se essa tendência de mastigar para um único lado acontece por alguma questão dentária. Caso seja um problema dental, este deve ser corrigido.

Caso o problema não esteja relacionado à oclusão, a pessoa deve ficar atenta ao hábito, e mudar conscientemente o lado da mastigação, para termos um equilíbrio. Também é importante avaliar os hábitos parafuncionais, que são o bruxismo e o apertamento dental.  Se o paciente apertar ou ranger os dentes, é importante investigar as causas e tratar.

A toxina botulínica pode ser uma aliada nesse tratamento, inclusive para corrigir as assimetrias, mas ela não é suficiente para resolver todo o problema. É necessária uma investigação profunda e tratar a causa desses hábitos parafuncionais.

Cigarro

Motivos para não fumar temos aos montes. Falando somente em estética da face, primeiramente o cigarro causa uma falta de oxigenação da pele, o que acelera de forma drástica o processo de envelhecimento. O ato de fumar favorece a formação de rugas em forma de código de barra acima dos lábios, por fazer constantemente o bico, para puxar a fumaça.

Como se não bastasse, muitas pessoas têm o hábito de fumar de um lado só, ou ficar segurando o cigarro com um lado do lábio. Esse hábito tonifica mais a musculatura de um lado que da outra, e depois de certo tempo o lábio fica assimétrico. Mais uma ler a nossa publicaçãovez, para tratar é necessário parar com o hábito, e muitas vezes nem assim é possível corrigir completamente.

Problemas funcionais que podem causar assimetria da facial

Problemas relacionados à oclusão dentária são grandes responsáveis pela assimetria exagerada em um rosto. Isso pode acontecer devido a um mau posicionamento dos dentes, ou um mau posicionamento dos ossos maxilares. 

Para corrigir essa assimetria, além de melhorar a função mastigatória, e muitas vezes a respiratória, o ideal é fazer o tratamento ortodôntico, e em alguns casos a cirurgia ortognática. São exemplos em que a estética anda de mãos dadas com a função, para isso o ideal é solucionar o problema, e não simplesmente maquiar as consequências com tratamentos estéticos.

Agora, existem casos em que o paciente fez a cirurgia ortognática e/ ou o tratamento ortodôntico, e mesmo tendo melhorado ainda existe alguma assimetria muito evidente. Nesses casos os preenchimentos faciais são super bem-vindos.

Também existem pessoas que tem indicação de cirurgia ortognática, mas optaram por não realizar o procedimento por algum motivo. Essas pessoas podem recorrer à harmonização facial para corrigir assimetrias e “mascarar” esses desvios. A função não será recuperada, mas ela terá um benefício estético com os procedimentos de harmonização.

Problemas respiratórios

Como a rinite, a sinusite e o desvio de septo também podem causar uma assimetria na face. Isso porque temos uma mudança da respiração e no posicionamento da língua. Essas mudanças podem causar uma alteração nas proporções ósseas.

É fundamental que esses problemas sejam tratados, tanto pela estética quanto pela saúde. Mesmo após o tratamento podem permanecer certas assimetrias faciais, que podem ser tratadas com a harmonização facial.

Que tratamentos de Harmonização Facial podem corrigir a assimetria facial?

Entre os tratamentos posso citar o preenchimento facial com o ácido hialurônico. O ácido hialurônico tem uma consistência de gel, e pode fazer volume em áreas específicas. Podemos então usar o preenchimento em áreas de menor volume do rosto, para igualar ao outro lado. As regiões que mais fazemos o preenchimento facial para acertar detalhes de simetria são o bigode chinês, região das olheiras, maçã do rosto, queixo, mandíbula, lábio, e região das têmporas.

Também usamos bastante a toxina botulínica, o famoso Botox.

A toxina botulínica tem efeito na musculatura. Dessa forma conseguimos corrigir detalhes de simetria de origem muscular. É possível fazer com que as duas sobrancelhas fiquem mais alinhadas, por exemplo. Também é possível corrigir detalhes sutis relacionados à simetria dos lábios.

A toxina botulínica também pode ser usada em casos de hipertrofia nos músculos da mastigação. Dessa forma, além de ajudar a controlar o apertamento dental, ela é capaz de diminuir o volume muscular do músculo masseter e temporal, que são músculos que muitas vezes estão com um volume maior em apenas um lado do rosto.

Leia outros artigos e conheça o meu canal no Youtube

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre os tratamentos, procedimentos e outras novidades do universo da odontologia e harmonização facial? Visite o blog ou o meu canal no Youtube.

Assista ao vídeo sobre Assimetria Facial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.