Bichectomia: O que é? Saiba mais sobre o assunto.

Se você tem o desejo de um rosto mais fino e marcado, esse texto é para você!  Nesse artigo, compilei as maiores dúvidas sobre esse procedimento, que é o queridinho de tantas pessoas.

Afinal, o que é a Bichectomia?

A bichectomia é um procedimento cirúrgico no qual se remove parte de uma estrutura gordurosa profunda chamada Bola de Bichat. Esse procedimento é feito por dentro da boca, na região interna das bochechas.  Para sua remoção, é feito uma abertura pequena, de aproximadamente 3 mm por lado (é uma abertura bem pequena mesmo).  No final do procedimento, damos de um a dois pontos por lado. O tempo de procedimento dura em média 30 minutos, porém, pode variar dependendo de características individuais de cada paciente.

Quais são os resultados esperados pela Bichectomia?

Com a remoção da bola de Bichat, temos um afinamento na região das bochechas. É Indicada para pessoas que se incomodam com um rosto volumoso naquela região, próxima ao canto dos lábios (que ficam ainda mais volumosas com o sorriso). Com o procedimento, o rosto fica mais leve e fino. Dependendo do formato do rosto do paciente, temos também um aumento na região da área de blush.

Com a bichectomia temos também um aumento do espaço interno dentro da boca. Por isso, também é um procedimento indicado para quem morde muito as bochechas.

Ganhei peso nos últimos anos e fiquei com muita bochecha. A bichectomia é indicada para mim?

A bichectomia é um procedimento irreversível, por isso não é uma alternativa para a perda de peso. Isso porque, você pode ficar com o rosto excessivamente fino quando voltar para o peso ideal. Nesses casos, a bichectomia é contra indicada.

O procedimento é doloroso?

O procedimento é feito com anestesia local, ou seja, é indolor. Como todo procedimento cirúrgico, existe o risco de um pós-operatório mais demorado, mas na grande maioria dos casos, o pós é bastante tranquilo, sem dor, com pouco ou nenhum inchaço.

É possível fazer uma simulação para saber como ficará a Bichectomia?

Na bichectomia, removemos apenas a Bola de Bichat, porém, existem outros compartimentos de gordura na região das bochechas. Por isso não é possível fazer uma simulação exata de como ficará o resultado. Cada pessoa tem um resultado diferente dependendo do formato do rosto.

Esse resultado pode ser mais evidente ou bem leve, e isso depende das outras estruturas de gordura, tipo de pele e contorno mandibular de cada paciente.  É claro, que o profissional vai te dar uma ideia, a partir de uma avaliação facial previa, assim como pode indicar outros procedimentos que podem intensificar os resultados, mas para ter certeza de como ficará somente após fazer o procedimento.

Quanto mais volume de gordura tirar na Bichectomia melhor o resultado?

Apesar de parecer fazer sentido, não é assim que acontece na prática.  Primeiro porque a Bola de Bichat tem um volume parecido para todas as pessoas, independentemente do volume das bochechas (como disse anteriormente, existem outras estruturas de gordura no rosto). Em média, o volume da parte bucal da Bola de Bichat é de 3,6ml. 

O resultado da bichectomia está mais relacionado com o quanto a Bola de Bichat é a responsável pelo volume indesejado no rosto, do que pela quantidade removida em si. Então, não se apeguem ao volume removido.

Eu posso repetir a Bichectomia, se eu não ficar satisfeito com o resultado?

A Bola de Bichat não volta após sua remoção, por isso, não é possível refazer o procedimento.  Em algumas pessoas o resultado é sutil, e isso está mais relacionado com o desenho do rosto, do que com a quantidade removida. 

Se você quiser ter certeza de que toda a parte bucal Bola de Bichat foi removida, é possível visualizar através de uma ultrassonografia. Se ainda tiver gordura na região, é possível refazer, mas essa situação é bastante rara.

Em quanto tempo posso ver o resultado final da Bichectomia?

Na maioria das pessoas é possível ver um resultado considerável a partir de terceiro mês pós bichectomia, porém o rosto ainda muda durante o primeiro ano. Isso porque temos uma reacomodação dos tecidos adjacentes, e leva um tempo para que todo o líquido que se acumula no pós cirúrgico seja drenado.  Claro que cada pessoa é diferente. Sempre tem aqueles que já percebem grandes mudanças logp na primeira semana, mas mesmo pra esses o rosto ainda muda ao longo do ano. 

Tem algo que eu possa fazer para acelerar minha recuperação pós bichectomia?

Além da medicação pós operatória e do repouso nas primeiras 48 horas,  o uso da faixa compressiva acelera bastante o resultado. Isso porque evita o acúmulo de líquido no espaço da Bola de Bichat, e com isso temos uma melhor drenagem da região.

Homens também podem fazer a Bichectomia?

Com certeza! E os resultados são sensacionais! Os homens cada vez mais buscam o meu consultório a procura de procedimentos estéticos. Com um público masculino se cuidando muito mais, eles têm melhorado a sua autoestima, gerenciado o processo de envelhecimento, além de acentuar suas qualidades naturais. Todos ganham com isso!

Quero fazer a Bichectomia e outros procedimentos de Harmonização Facial. Por onde devo começar?

Depende do muito do procedimento. Antes da bichectomia, você pode começar por procedimentos para estímulo de colágeno, mas eu sempre gosto de remover o volume indesejado do rosto antes de colocar volume com os preenchimentos faciais. Eu evito deixar o rosto com volume excessivo.

Uma outra vantagem de começar pela bichectomia antes do preenchimento, é que provavelmente, será necessário usar menor quantidade de preenchedor para ter um bom resultado. É claro, que cada caso é um caso, e depende muito da indicação e expectativa do paciente, mas sempre que eu posso,  começo os procedimentos com a bichectomia e a lipo de papada.

Quanto tempo de recuperação pós Bichectomia?

Eu sempre aconselho meus pacientes a fazerem no mínimo 48 horas de repouso. A alimentação também precisa de um cuidado especial, o ideal é ingerir comidas mais frias e pastosas. Muitas pessoas que não conseguem tirar folga no trabalho fazem a bichectomia na sexta à tarde e já estão de volta a sua rotina normal segunda de manhã.

A Bichectomia envelhece?

Esse é um grande mito que permeia o imaginário da Bichectomia.  Posso dizer com toda a certeza que não envelhece, porém, como todo procedimento estético, é preciso ser bem indicado. Como é um assunto rico em detalhes, fiz outro artigo falando somente sobre esse tema.

Veja o vídeo sobre Bichectomia

Nesse vídeo eu detalhei um pouco mais sobre o procedimento de Bichectomia. Não esqueça de deixar seu like, seu comentário e se inscrever no canal 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.