Afinal de contas, a Bichectomia envelhece?

Bichectomia Envelhece?

Será que a Bichectomia envelhece? Muitos os homens e mulheres desejam ter um rosto mais fino e desenhado, e por isso procuram pela Bichectomia, porém, nos últimos anos, com inúmeras polêmicas em torno do assunto, fazem com que essas pessoas desistam de fazer o procedimento.

Então, gostaria de esclarecer os detalhes mais importantes sobre esse procedimento, para que assim, você possa entender de fato, se a bichectomia é indicada para você.

A Bichectomia é indicada para todos que desejam um emagrecimento facial?

Esse é o primeiro ponto que todos devem entender. A bichectomia é um ótimo recurso para o emagrecimento facial, mas, não é indicada para todos. A bichectomia é indicada para as pessoas que tem o rosto “redondinho” na região das bochechas, mesmo com o peso ideal, e também para quem morde muito as bochechas.

A pessoa que está acima do peso pode fazer a Bichectomia, mas ela tem que ter certeza de que ainda terá excesso de volume nas bochechas, caso faça uma dieta e atinja o seu peso ideal. Se com o peso ideal, a pessoa ainda assim, ficar insatisfeita com o formato do rosto, esse é o momento certo para fazer a bichectomia.

A bichectomia é um procedimento irreversível, e com o passar dos anos com o processo de envelhecimento perdemos a gordura na face. Se um indivíduo que fez bichectomia sem a correta indicação emagrecer, pode com o passar dos anos ficar com o rosto excessivamente magro. Isto significa, que a bichectomia envelhece? Na realidade não, veja, o problema não é a bichectomia, e sim, uma avaliação inadequada e a má indicação do procedimento.

A Bichectomia envelhece? Causa envelhecimento na pele?

Se você parar para pensar, essa hipótese não faz sentido. Como remover uma estrutura gordurosa do rosto pode causar uma perda de colágeno e elastina na face? Ou seja, a bichectomia envelhece? Não!

A bichectomia não causa um envelhecimento na pele, tão pouco, é uma estrutura de sustentação da face. Inclusive, existem trabalhos científicos que mostram justamente o contrário.  Não só a bola de Bichat não é responsável por sustentar a face, como ela pode herniar com o passar dos anos e provocar um envelhecimento.  Nesse sentido, fazer a bichectomia pode ser até benéfico para controlar o processo de envelhecimento. (Managing the Buccal Fat Pad: AESTHETIC SURGERY JOURNAL ~ May/June 2006. Volume 26, Number 3).

Vale lembrar também que a bichectomia é um dos recursos da harmonização facial. Para um melhor resultado estético, na grande maioria das vezes associamos os tratamentos.

Com o passar dos anos todas as pessoas têm perda de volume em áreas estratégicas da face, como maçã do rosto e têmporas, e isso causa um envelhecimento.

Essa perda de volume fatalmente vai acontecer com TODAS as pessoas, as que fizeram, e as que não fizeram a bichectomia.

Veja, não é porque uma pessoa tem excesso de volume na região das bochechas, que ele terá o volume adequado na região superior do rosto. Muitas vezes, para um melhor resultado estético, além de fazer a bichectomia, o indivíduo deve posteriormente fazer o preenchimento facial em outras áreas.

O que acontece com muita frequência, é que pessoas que se incomodam com o volume excessivo da bochecha costumam prestar muita atenção nesse detalhe, e nem reparam que um fundo de olheira e um início de bigode chinês já começaram a aparecer.  Depois de fazer a bichectomia naturalmente as pessoas passam a se olhar mais no espelho, pois o resultado não é imediato. Todos os dias as pessoa confere se a bichectomia deu o resultado desejado. Com o passar dos meses, com o rosto mais fino, a pessoa deixa de se incomodar com as bochechas e passa a prestar atenção nos outros detalhes do envelhecimento.

Eu pessoalmente explico tudo isso ANTES do procedimento. Então, o paciente já inicia o tratamento de forma mais consciente, sabendo que com o tempo pode usar outros recursos para gerenciar o envelhecimento.

A Bichectomia não envelhece e não causa flacidez, mas, pode evidenciar uma flacidez já existente.

Vocês já viram aquelas pessoas gordinhas que emagrecem rápido e ficam com o rosto envelhecido? Não é que emagrecer envelhece, mas um maior volume no rosto pode esconder uma flacidez já existente, pois com mais volume o rosto fica mais esticado. 

A mesma coisa pode acontecer pós bichectomia.  Por isso, é muito importante que o profissional faça uma avaliação prévia do paciente. Muitas vezes eu deixo de indicar a bichectomia pela flacidez já existente. Não é uma contraindicação absoluta, mas o paciente tem que estar ciente que, para um resultado desejável ele obrigatoriamente terá que fazer outros procedimentos de harmonização facial, como o preenchimento, a bioestimulação de colágeno e os fios de sustentação. 

O combinado não sai caro, tudo isso deve ser explicado antes do procedimento.

A técnica correta também é fundamental para o resultado da Bichectomia.

É um detalhe técnico, mas vocês devem saber que a Bola de Bichat, que é a estrutura gordurosa removida na bichectomia  tem diversos compartimentos, e o profissional deve remover apenas a porção bucal, que é a porção que faz volume nas bochechas. As pesquisas mostram que, independente do volume do rosto, a bola de Bichat tem um volume parecido para todas as pessoas, e a porção bucal tem, em média 3,6 ml.  O volume da Bola de Bichat total por lado tem em média 9,6ml. 

Fujam daqueles profissionais que dizem remover toda a Bola de Bichat.  Além de um maior risco cirúrgico, isso sim pode causar envelhecimento, pois uma das porções da bola de Bichat está localizada na região das têmporas, que é uma área que perde volume com o passar dos anos.  É natural que uma pessoa leiga no assunto pense que quanto mais remover melhor, mas não é assim que acontece. O que até hoje me surpreende é o fato de alguns  profissionais terem essa conduta.

Com tudo isso digo com toda a segurança que a BICHECTOMIA É UM PROCEDIMENTO MARAVILHOSO, QUANDO BEM INDICADO, e vai deixar muito a desejar se estiver fora da indicação. É um procedimento que será feito uma única vez na vida, por isso é crucial encontrar um profissional de confiança, e não procurar apenas por preço.

Portanto, a bichectomia envelhece? Já sabemos que não, tão importante quanto a execução do procedimento é o planejamento envolvido. Então vamos desmistificar que bichectomia envelhece, na realidade, são outros fatores associados e uma avaliação feita de forma individual para cada paciente que pode trazer, ou não, os resultados esperados. Quer saber mais sobre Bichectomia? Acesse esse artigo que escrevi sobre o tema.

Veja o vídeo sobre Bichectomia

Nesse vídeo eu detalhei um pouco mais sobre o procedimento de Bichectomia. Não esqueça de deixar seu like, seu comentário e se inscrever no canal 🙂

11 comentários em “Afinal de contas, a Bichectomia envelhece?”

  1. Avatar

    Muito interessante. Tenho interesse em fazer a bichectomia, mas ainda estou um pouco inseguro. Essas informações me esclareceram bastante.

    1. Maíra Platero

      Que bom, Gerson! É importante mesmo ter todas as informações antes de fazer o procedimento, por ser definitivo. Sugiro que você faça uma avaliação presencial, para assim entender se a Bichectomia é indicada para o seu rosto, quais seriam as possíveis alternativas, e se existem outros procedimentos que podem complementar o resultado da sua harmonização.

  2. Avatar

    Não realizei bichectomia, mas realizo todos os anos preenchimento e posso afirmar com todas as letras em como fez diferença pra mim esse procedimento
    Dra Maíra é uma profissional qualificada, capaz de entender nossos desejos.
    Super recomendo!

  3. Avatar

    Fiz bichectomia a uns 3 anos e confesso que foi a melhor decisão que tomei. Claro que a princípio estava insegura, mas realizei o procedimento com um profissional qualificado, que esclareceu todas as dúvidas e ainda me deu toda a atenção no pós. Dra Maira é responsável por resgatar minha alto estima. Estou muito feliz com o resultado.

  4. Avatar
    Brendha Rocha

    Realizei minha bichectomia, e posso dizer que foi a melhor escolha que fiz, além do atendimento maravilhoso, e cuidado no pós operatório, estou super satisfeita com o resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.