O que é Harmonização Facial e o que ela pode fazer por você

Harmonização Facial: O que é?

Mas afinal, o que é Harmonização Facial?

Chamamos de Harmonização Facial todo um conjunto de tratamentos que tem o objetivo de rejuvenescer e acentuar a beleza.

Entre os tratamentos de Harmonização Facial mais comuns são:

  • Preenchimento Facial (com diversos materiais, como o Ácido Hialurônico e a Hidroxiapatita de Cálcio);
  • Aplicação de Toxina Botulínica (Botox);
  • Bichectomia;
  • Lipo de Papada;
  • Fios de Sustentação;
  • Bioestimulação de Colágeno (com Scuptra e Radiesse).

Muitos tratamentos podem ser feitos em conjunto, inclusive no mesmo dia. Geralmente, a combinação desses trabalhos que tem aqueles resultados de antes e depois mais impactantes, mesmo assim é importante saber que todos os tratamentos (mesmo os full face)  ficam melhores com o passar dos meses.

Fazer Harmonização Facial não é como comprar uma roupa em uma loja, ou um pão na padaria. São tratamentos, que apesar de minimamente invasivos, necessitam de um tempo, para o resultado final seja perceptível.  Esse tempo é necessário para que o material se acomode no rosto, para que o inchaço inicial e possíveis hematomas desapareçam, para que o corpo produza o colágeno, decorrente do tratamento.

Todos vamos envelhecer

Para entendermos como os procedimentos funcionam precisamos entender o processo de envelhecimento.

Com o passar dos anos temos mudanças não somente na pele (que perde colágeno), mas também na proporção do rosto. Temos uma reabsorção óssea na região de têmporas, osso zigomático (maçã do rosto) e região em torno dos olhos. Com tudo isso, começam a aparecer as rugas, olheiras, bigode chinês. É como se o rosto “derretesse”. Cada desenho de rosto tem um padrão de envelhecimento diferente, e por isso precisamos tratá-los de forma individualizada.

Pontos chaves para o “embelezamento”

A Harmonização Facial não é procurada somente para devolver os contornos perdidos com o tempo.  Com os procedimentos também é possível modificar proporções e assim alterar os pontos de “luz” e “sombra”, como em uma maquiagem. Com isso acentuamos a beleza de nossos pacientes. Treating Aging Changes of Facial Anatomical Layers with Hyaluronic Acid Fillers

Entre os procedimentos capazes de acentuar a beleza posso citar os preenchimentos (labial, rinomodelação, preenchimentos de zigomático (maçã do rosto), preenchimento de mandíbula e mento (queixo), os tratamentos de fox eyes com fios e toxina botulínica, a Bichectomia, a Lipo de Papada…

Por onde começar os tratamentos?

Não existe uma resposta definitiva para isso. Eu pessoalmente sempre levo em consideração a expectativa do paciente. Quero sempre que o paciente fique satisfeito no menor tempo possível. Às vezes é simples de fazer isso. Por exemplo, se uma pessoa tem o nariz como queixa principal, posso começar a harmonização por aí, e depois seguir para os outros pontos. Agora, para resolver algumas queixas é necessário fazer uma série de procedimentos prévios, para um bom resultado.

Vou dar um exemplo, muitas pessoas têm queixa daquela gordurinha de “buldogue”, associada com uma ruga no canto dos lábios. Muitas vezes, para resolver essa questão específica é necessário trazer volume para toda a parte superior do rosto e tratar a qualidade da pele.

Para tratamentos que envolvem rejuvenescimento, eu geralmente dou início com os preenchimentos faciais. Assim, é possível inicialmente fazer um lifting facial e depois amenizar rugas. Nesse primeiro momento também costumo fazer uso da Toxina Botulínica (Botox) para suavizar as rugas de expressão.

Eu só não começo com os preenchimentos faciais nas seguintes situações:

  • Quando a pele da pessoa estiver muito envelhecida (nesses casos opto inicialmente por tratamentos que melhorem a qualidade da pele), qualquer tratamento  responde melhor  em uma pele preparada.
  • Quando o rosto da pessoa tem muito volume.  Isso porque não posso adicionar um volume excessivo nesse rosto, com o risco de deixar a pessoa muito inchada, e provocar um resultado inestético. Nesses casos, tenho que verificar se é possível reduzir um pouco esse volume antes de preencher.

 Se a pessoa estiver com sobrepeso, ela tem a opção de perder peso antes do preenchimento. Agora, tem pessoas que possuem o rosto mais redondinho mesmo com o peso ideal. Para essas pessoas, antes de fazer os preenchimentos, eu opto por fazer a Bichectomia ou a Lipo de Papada.

Então, para resumir…

  • Eu sempre levo em consideração o desejo do paciente. Se for possível começar por lá, com certeza farei.
  • Se a pessoas tem o rosto com muito volume, eu inicio por procedimentos que removem o excesso de volume antes de preencher.
  • Se a pele da pessoa estiver muito envelhecida, começo por procedimentos que estimulam colágeno.

Para os demais tratamentos, começo devolvendo o volume perdido com os preenchimentos faciais, faço uso da toxina botulínica para as rugas de expressão, e depois refino o tratamentos com outros que acentuem os pontos de embelezamento e terapias que estimulem colágeno.

Quantos mls eu preciso para o meu preenchimento facial?

Eu sempre digo que trabalhar com o preenchimento facial é como fazer uma escultura. Você coloca volume em alguns pontos, e assim melhora o formato tridimensional do rosto.

A quantidade de material necessária para cada tratamento varia muito, de acordo com o rosto de cada um e com a expectativa do paciente. Já digo que uma seringa de 1ml de ácido hialurônico é suficiente apenas para corrigir pequenos detalhes. É possível devolver contorno de lábio, suavizar o bigode chinês, suavizar olheiras. Mas está longe se ser o suficiente para melhorar contornos.

Para uma definição de mandíbula, por exemplo, usamos minimamente 4ml de Ácido Hialurônico. Para um tratamento “full face” é necessário minimamente 6ml, mas muitas vezes usamos mais de 20ml.

Eu fiz um tratamento de Harmonização Facial e não vi muito resultado

Os resultados mais impactantes em pessoas que já tem sinais de envelhecimento, pedem uma associação de tratamentos e uma maior quantidade de material, então se, a pessoa tem uma expectativa alta frente ao resultado, ela tem algumas opções:

  • Trabalhar na prevenção: com os pequenos sinais de envelhecimento já procurar tratamento. Assim é possível manter uma harmonia facial desde cedo, usando sempre pouco material. Os tratamentos de Harmonização Facial podem ser iniciados em pessoas jovens, acima dos 18 anos.
  • Fazer diversos tratamentos em um curto espaço de tempo (são os tratamentos full face).
  • Ter paciência e entender que, a cada procedimento executado, o resultado ficará melhor. Assim, aos poucos o resultado será alcançado.

Tenho medo de fazer Harmonização Facial e ficar muito exagerado

Os materiais preenchedores podem ser incrementados a qualquer momento. Então, se você é do time que tem medo, pode ir fazendo a Harmonização aos poucos. Não tem como ficar com o rosto super diferente usando 3ml de preenchedor.  Sem contar que, a maioria dos materiais e procedimentos são reabsorvíveis.

Assim você pode fazer um tratamento, três meses depois voltar e fazer outro, 6 meses fazer mais um pouco, e por aí vai. Ao longo dos anos a pessoa estará cada vez melhor, de uma forma natural.

Muita gente tem medo de fazer Harmonização Facial porque viu o resultado de alguma pessoa famosa, que ficou exagerada. Acontece que, para exagerar, a pessoa com certeza fez muitos tratamentos, e usou uma grande quantidade de material. Não tem como “errar sem querer”.

E tem outro detalhe, muitas pessoas fazem muitos procedimentos de uma vez, e são fotografadas ainda com o inchaço do procedimento. O resultado próximo do final começa a partir de 15 dias do tratamento, mas ainda leva 3 meses para ter o resultado final.

Enquanto algumas pessoas chamam toda a atenção pelo exagero, tantas outras estão lindas, porém, ninguém sabe que foi feito algo, pois estão naturais. Essa é a ideia da Harmonização Facial. É a pessoa estar na sua melhor versão, dentro da naturalidade, com muito respeito à sua identidade.

Quanto custa uma Harmonização Facial?

Essa é uma pergunta muito frequente no consultório. Infelizmente, é impossível responder essa pergunta, pois o valor de uma harmonização pode variar vertiginosamente. Pode oscilar muito, pois depende de diversos fatores, como a expectativa do paciente, o formato do rosto, o processo individual de envelhecimento, e a velocidade que a pessoa deseja obter os resultados.

Agora que você já entendeu sobre Harmonização Facial, gostaria de fazer uma avaliação? Visite a nossa página de contato, preencha o formulário e converse com a minha equipe.

Veja o vídeo sobre Harmonização Facial

Nesse vídeo eu detalhei um pouco mais sobre o procedimento de Harmonização facial. Não esqueça de deixar seu like, seu comentário e se inscrever no canal 🙂

1 comentário em “O que é Harmonização Facial e o que ela pode fazer por você”

  1. Avatar
    Selene Pazini

    Adorei o texto. Me interesso por esse assunto pois com 45 anos minha pela já demonstra necessitar desse tipo de tratamento e esclareci algumas dúvidas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.