Harmonização Facial Masculina: Como é?

Harmonização Facial Masculina - Como funciona

O Brasil é um dos líderes em estética masculina no mundo. Mesmo assim, a Harmonização Facial Masculina ainda é um assunto novo, gerando muitas dúvidas, contudo, cada dia mais homens pesquisam sobre o assunto.

Muitos homens têm interesse em rejuvenescer e melhorar a aparência facial, mas ainda tem muitas dúvidas sobre procedimentos em geral, e receio de ficar com uma aparência artificial ou feminina. Por isso, quero esclarecer algumas dúvidas sobre os principais tratamentos e suas indicações.

Diferenças entre harmonização facial masculina e feminina

Tanto homens como mulheres têm características em comum relacionadas ao envelhecimento facial, e esses tratamentos são feitos de forma parecida.

No entanto, o desenho do rosto masculino tem algumas diferenças que devem ser levadas em consideração, ao fazer os tratamentos estéticos. O rosto masculino tem ângulos mais quadrados, que devem ser respeitados (ou até acentuados) durante a harmonização.  

Da mesma forma, existem alguns padrões de envelhecimento específicos que devem ser olhados com mais atenção. É claro que cada pessoa é única, e não existe uma receita de bolo para a harmonização. As características pessoais devem ser respeitadas, assim como as expectativas do paciente em questão.

Para explicar os principais procedimentos de forma mais clara, falarei por setores, iniciando pela parte superior do rosto. Todos esses procedimentos podem ser executados individualmente ou em conjunto, dependendo da indicação.

Harmonização facial masculina na parte superior do rosto (testa e olhos)

As rugas de expressão na região da testa e olhos são muito presentes, tanto em homens quanto em mulheres. Para tratar essas rugas, lançamos mão da Toxina Botulínica (Botox é o nome comercial mais conhecido).

Com a toxina botulínica, conseguimos acabar com as rugas que se formam através das expressões faciais. Com isso, evitamos o aparecimento de rugas estáticas, aquelas que permanecem, mesmo sem fazermos expressão alguma. Por isso, a toxina botulínica também atua como um tratamento preventivo.

Quanto tempo dura a toxina botulínica?

O auge da sua ação acontece 15 dias após sua aplicação e vai diminuindo gradativamente. Em média o efeito termina em quatro meses, mas pode durar mais ou menos tempo, depende de uma série de fatores.

Desde a quantidade aplicada, da força muscular do indivíduo, do seu metabolismo etc. A ação da toxina botulínica é dependente do Zinco, que é um outro fator a ser avaliado. O botox dura menos em pessoas que tem deficiência em Zinco, e nesses casos a suplementação é indicada.

Mesmo com uma durabilidade relativamente curta, o uso da Toxina é muito importante para o tratamento da região superior de rosto justamente por atuar na prevenção de rugas que permanecem mesmo sem fazermos expressão.

A toxina botulínica vai impedir que a pele dobre sempre no mesmo lugar, e desse jeito, vai prevenir a formação das rugas. Agora, existem outros tratamentos complementares para essa região, para bioestmular colágeno e também melhorar o formato da testa. Com a melhora na qualidade da pele, conseguimos um tratamento mais eficaz para o rejuvenescimento.

O formato da testa masculino é direrente do feminino

O rosto masculino é menos arredondado que o feminino, e a testa costuma ter um ângulo mais reto. Com o passar dos anos temos uma perda de volume bem no centro da testa, o que deixa a região mais côncava. Isso acontece tanto em homens quanto em mulheres, mas acontece de forma mais intensa nos homens.

Esse detalhe deixa o rosto com um aspecto mais envelhecido, e aumenta a profundidade das rugas horizontais da região. Para tratar essa área fazemos o Hidrolifting, que é uma técnica de preenchimento para a testa. Nessa técnica fazemos o preenchimento dessa concavidade central com Ácido Hialurônico e Hidroxiapatita de Cálcio. Desse modo, devolvemos o volume perdido na região, e temos uma bioestimulação de colágeno. Assim conseguimos um tratamento mais duradouro para a região.

Também podemos bioestimular colágeno na região dos “pés de galinha”, na lateral dos olhos. Uma das técnicas é usar a Hidroxiapatita de cálcio hiperdiluída nessa região, que vai conferir uma melhora na qualidade da pele. Essa técnica pode ser usada em todo o rosto, e assim causar um rejuvenescimento global.

Harmonização Facial Masculina no terço médio do rosto

A região abaixo dos olhos e das maçãs do rosto (região do osso zigomático) é uma região muito importante para homens e mulheres, na prevenção do envelhecimento. Isso porque todos perdem volume nessa área com o passar dos anos. Com isso temos um aumento na profundidade das olheiras, o aparecimento do bigode chinês, e uma queda de todos os tecidos, o que faz aparecer aquela gordurinha de buldogue na parte inferior do rosto. É a área responsável pelo “derretimento da face”.

Os homens tem essa região do osso zigomático com um ângulo diferente do das mulheres, e isso deve ser levado em consideração durante o tratamento. Geralmente esse volume da maçã é menos inclinado, o que dá um aspecto mais quadrado ao rosto. Muitos homens, mesmos sem os primeiros sinais de envelhecimento já procuram tratamento para intensificar esse volume, o que transmite uma expressão mais máscula

Existem diversos materiais preenchedores que podem ser usados nessa região. Os principais materiais são o Ácido Hialurônico e a Hidroxiapatita de Cálcio.

Os materiais preenchedores costumam vir em seringas de 1ml, e a quantidade de material necessária para essa volumização facial varia muito de pessoa pra pessoa. Para volumizações discretas, como melhorar um fundo de olheira por exemplo, podemos usar de 1 a 2ml. Agora, para uma mudança drástica no formato dessa região muitas vezes usamos acima de 5ml.

Bichectomia para homens

Antes de adicionar volume no rosto com os preenchimentos faciais é importante avaliar se existe algum volume excessivo que deva ser removido. Muitos homens e mulheres tem a queixa de excesso de volume nas bochechas, mesmo com o peso ideal. É um volume que se intensifica na hora do sorriso. Para esses casos a Bichectomia é bem indicada. Contribuindo para um rosto mais definido, e evitando o excesso de volume de preenchedores, pois será necessário menos material para conseguirmos o efeito esperado.

É importante lembrar que a bichectomia é um procedimento irreversível, e por isso deve ser muito bem indicada pelo seu profissional de confiança.

Rinomodelação para Homens

O nariz é algo que incomoda muitas pessoas. Saibam que é possível melhorar muitos detalhes sem cirurgia plástica, com a rinomodelação. É possível empinar o nariz, esconder a giba (aquele ossinho saliente) e corrigir assimetrias. O tratamento mais seguro é feito com o Ácido Hialurônico, e o resultado é imediato.

Harmonização Facial Masculina no terço inferior do rosto (Lábio, Queixo, Mandíbula)

O rosto masculino permite maior volume no queixo e ângulo de mandíbula.  A distância entre os extremos do ângulo da mandíbula pode ser do mesmo tamanho dos extremos do osso zigomático (maçã do rosto). Quanto mais pronunciado esses ângulos, mais quadrado e anguloso é o rosto masculino, o que trás um aspecto de masculinidade. Por isso existe uma grande procura dos homens por esses preenchimentos.

Com o preenchimento de mento e ângulo da mandíbula podemos mudar drasticamente o desenho do rosto masculino, e isso pode ser feito de uma única vez ou aos poucos.  O desejo do paciente sempre deve ser levado em consideração.

Os materiais preenchedores podem ser adicionados a qualquer momento, conforme o desejo da pessoa. Por isso é possível decidir entre fazer uma mudança drástica, ou ir mudando gradativamente.

A quantidade de material preenchedor para essa área vai variar dependendo da intenção do paciente e do formato do rosto, mas é importante saber que para volumizações maiores usa-se entre 10mls e 20mls de material, distribuídos nessas regiões.

O preenchimento do mento e da mandíbula também contribuem para o tratamento do vinco que se forma nos cantos do lábio (rugas de marionete), e aliviam a região do Jowls, que é aquela “gordura de buldogue”.

O lábio também é importante

Com o passar dos anos todas as pessoas perdem volume nos lábios, e com essa perda surgem as rugas perilabiais, além da queda do canto dos lábios. Por isso o preenchimento labial masculino também é um recurso importante, e é feito respeitando a anatomia masculina.

Harmonização Facial Masculina para a região do pescoço

A região do pescoço masculina também precisa de cuidados. Muitos homens têm acúmulo de gordura localizado nessa região, e isso pode ser tratado. Primeiramente é importante avaliar a proporção do queixo e da mandíbula. Isso porque em pessoas que tem deficiência de volume nessa região ficam com a área abaixo do pescoço muito curta, e tendem a ter um acúmulo de gordura abaixo do queixo. Esse problema pode ser solucionado ou atenuado com o preenchimento nas áreas necessárias.

Agora, algumas pessoas tem essa gordura localizada na papada mesmo com as proporções corretas  de queixo e mandíbula. Para essas pessoas é indicado fazer a lipo de papada, que é a suçcão dessa gordura localizada.

Ainda para o pescoço, é importante analisar a força muscular do músculo platisma, que costumam fazer bandas no pescoço, o que causa um grande envelhecimento. Para isso temos o tratamento com a toxina botulínica.

Para concluir, temos também a bioestimulação de colágeno no pescoço. Eu gosto muito de fazer a aplicação da Hidroxiapatita de Cálcio hipediluída nessa região. Com isso temos a um aumento do colágeno na região, o que dá firmeza à pele, e previne a sobra de pele nessa área.

Todos esses tratamentos podem ser feitos individualmente ou em conjunto, e isso depende do desejo de cada pessoa, e do seu padrão de envelhecimento. São tratamenos que tem o objetivo de rejuvenescer e embelezar de forma NATURAL, sempre respeitando o formato do rosto de cada um.

Harmonização Facial Masculina que deu certo – Acrebiano

Harmonização Facial Masculina - Acrebiano (Antes e Depois)
Harmonização Facial Masculina – Acrebiano (Antes e Depois)

Uma harmonização facial masculina que está dando muio o que falar é do Arcrebiano, participante do Big Brodher Brasil 21, No Limite e a Fazenda.

Na minha opinião, as melhores harmonizações faciais são aquelas que, apesar de um efeito sutil, deixam a pessoa muito mais bonita. É o caso do preparador físico Arcrebiano.

Analisando o antes e depois, é possível ver que foi preenchido o terço médio, na região dos olhos e osso zigomático (maçã do rosto), o que atenuou as olheiras e fez um lifting no rosto como um todo. O ângulo da mandíbula também foi preenchido, o que deixou o rosto mais quadrado e  masculino.

Perceba como a testa, está preenchida, sem a concavidade central. É possível que o Arcrebiano também tenha feito o preenchimento labial, para dar mais hidratação e contorno aos lábios.

Ricky Martin fez harmonização facial?

Ricky martin fez harmonização?
Ricky martin fez harmonização?

Esse foi um outro assunto que deu o que falar nesses últimos tempos. Mas não, ele não fez harmonização facial. Na verdade o Ricky Martin teve um processo alérgico e não desmarcou a entrevista, mesmo com o rosto inchado.

De qualquer modo esse episódio vale para dizer que os procedimentos de Harmonização Facial também causam inchaço nos primeiros dias, e quem for fazer precisa estar ciente disso. O ideal é fazer os procedimentos de Harmonização Facial com pelo menos 15 dias de antecedência de algum evento importante. Se possível fazer um mês antes, para dar tempo da reparação tecidual completa e de possíveis correções e retoques.

Lucas Lucco se arrependeu da Harmonização Facial

Lucas Lucco - Harmonização Facial
Lucas Lucco – Harmonização Facial (Antes e Depois de reverter o procedimento)

Um outro caso de Harmonização Facial Masculina que deu muita polêmica nos últimos tempos foi o do sertanejo Lucas Lucco. Ele preencheu a mandíbula, e com o passar do tempo se arrependeu. Segundo o cantor ele passou a não se reconhecer no espelho e decidiu reverter o procedimento.

Minha opinião sobre o assunto:

Quando fazemos mudanças drásticas no rosto, existe a chance de não nos identificarmos após os procedimentos. O cantor colocou MUITO produto de uma única vez. No caso do Lucas Lucco, colocou pelo menos 15ml de Ácido Hialurônico (acredito que tenha colocado mais).

Se você tem interesse em fazer Harmonização Facial, mas tem medo de exagerar, é só começar aos poucos. As seringas de Ácido Hialurônico contém apenas 1 ml de produto, e podemos acrescentar material preenchedor a qualquer momento. Então pode colocar menos volume, ver como fica, e adicionar mais, se necessário. Assim dá tempo para a pessoa assimilar as mudanças e decidir se quer mudar ainda mais.

De qualquer forma, os procedimentos de Harmonização Facial são reversíveis. É claro que ninguém faz um procedimento para tirar, então o segredo é fazer em etapas.

Mandíbula do DJ ALOK

Alok - Harmonização Facial (Antes e Depois)
Alok – Harmonização Facial (Antes e Depois)

Uma outra Harmonização Facial masculina que gerou muitos comentários foi a do Dj Alok. Para alguns ele é uma referência positiva, outros acham que ele exagerou.

Uma das referencias usadas para decidir a quantidade de volume em uma mandíbula masculina, é deixar a largura da mandíbual (de um lado a outro) com a mesma largura da maçã do rosto (osso zigomático). Dessa forma o rosto fica quadrado sem ficar exagerado. É claro que isso é apenas uma referência. O volume de preenchedor vai depender do rosto do paciente, de sua personalidade e do seu desejo. 

No caso do Alok, a largura da mandíbula está maior do que a largura da maçã o rosto. Por isso algumas pessoas ficam com a sensação de que a harmonização ficou exagerada. Todos esses detalhes devem ser discutidos com o paciente, antes de fazer o procedimento. E levar em consideração que a beleza é democrática. Não existe uma regra fechada, o que é belo pra um, não é pra outro. A palavra é “Bom senso”.

Veja o vídeo sobre Harmonização Facial Masculina

Nesse vídeo eu detalhei um pouco mais sobre o procedimento de Harmonização facial Masculina. Não esqueça de deixar seu like, seu comentário e se inscrever no canal 🙂

E aí, o que acharam dessas harmonizações? Querem saber mais sobre harmonização facial? Vejam esse outro artigo que eu escrevi. Não esqueçam de deixar os comentários.

1 comentário em “Harmonização Facial Masculina: Como é?”

  1. Avatar
    Selene Pazini

    Que legal essas comparações. Nunca havia reparado nessas harmonizações masculinas. Virei fã do blog, o conteúdo está muito interessante . Obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.