Lipo de Papada: Tudo que você precisa saber sobre antes de fazer

Lipo de Papada - Tudo que precisa saber antes de fazer

Se tem uma coisa que incomoda as pessoas é aquela gordurinha indesejada embaixo do pescoço, que dá a sensação de queixo duplo. Realmente é uma gordura localizada que dá uma aparência inestética, e por isso muitas pessoas procuram procedimentos para combatê-la.

Eu decidi fazer esse texto porque vejo que muitas pessoas fazendo a lipo de papada sem ter muita noção de detalhes fundamentais para um bom resultado, como por exemplo a associação com outros procedimentos. Também é o procedimento de Harmonização Facial que mais exige cuidado pós-operatório, e isso deve ser muito bem esclarecido antes.

Por que aparece essa gordura, abaixo do pescoço?

A área do pescoço é uma das regiões que adquirimos gordura, quando ganhamos peso, e nem sempre é fácil perdê-la, mesmo depois do emagrecimento.

Um detalhe importante sobre essa região, é que existe uma relação muito estreita entre a gordura localizada abaixo do queixo com as proporções esqueléticas do queixo (mento) e mandíbula. Quem tem o queixo curto, posicionado mais para trás, tem a área abaixo do pescoço encurtada, e isso favorece a gordura localizada. Tem pessoas que se incomodam com esse “queixo duplo”, e nem sequer tem excesso de gordura. É somente pelo encurtamento da área.

Muitas vezes, essa mandíbula retraída também altera o posicionamento dos dentes. São os pacientes que nós, dentistas chamamos de “classe 2”. Em muitos casos o tratamento ideal para essa característica (e por consequência, para o tratamento da papada) é a cirurgia ortognática. Com o reposicionamento da base óssea temos uma maior área abaixo do pescoço, o que diminui a concentração de gordura na papada e melhora o contorno da mandíbula.

Tratamentos de Harmonização Facial que auxiliam a Lipo de Papada

Tem pessoas que tem o queixo e mandíbula retraídos, mas não tem a intenção de fazer a cirurgia ortognática. Muitas pessoas inclusive já fizeram uma compensação com a ortodontia (uso do aparelho dental).

Nesses casos, para auxiliar na definição do pescoço podemos lançar mão do preenchimento de mento e do preenchimento mandibular. Ao colocar volume em áreas estratégicas conseguimos uma maior separação entre a cabeça e o pescoço. Em alguns casos esse preenchimento já é o suficiente para resolver o “queixo duplo”. Em outros casos a Lipo de Papada será necessária, porém essa associação dará um resultado muito mais efetivo.

A Lipo de Pada trata a flacidez?

Não, a Lipo de Papada vai remover apenas a gordura localizada nessa região, por isso o grau de flacidez deve ser avaliado antes do procedimento, assim como a expectativa do paciente. Como toda a lipo de papada gera fibrose, naturalmente a pele vai ficar um pouco mais firme, mas não é possível quantificar o quanto a flacidez vai melhorar somente com a Lipo de Papada.

Os preenchimentos no queixo (mento) e na mandíbula também auxiliam na sobra de pele, uma vez que ao aumentar a área abaixo do pescoço, a pele da região vai esticar um pouco.

Existem também uma série de tratamentos auxiliares para estimular colágeno no pescoço. O que eu mais faço no consultório é a bioestimulação de colágeno com Hidroxiapatita de Cálcio, os Fios de Sustentação e os Peeligs. O uso da Toxina Botulínica no pescoço também é um ótimo recurso. Com ela conseguimos diminuir as bandas formadas pela musculatura, o que dá o “Efeito Nefertiti”, com a pele mais grudada no pescoço. 

Todos esses tratamentos podem ser associados, e isso é definido caso a caso. Agora, se o grau de flacidez for alto, muitas vezes é necessário fazer uma cirurgia plástica para remover o excesso de pele.  Mesmo assim as terapias indutoras de colágeno são interessantes, pois a cirurgia plástica não vai melhorar a qualidade da pele, e o processo de envelhecimento é contínuo.

Não quero fazer a Lipo de Papada Mecânica, existe alguma alternativa para tirar a gordura da papada?

Temos como alternativa à Lipo de Papada Mecânica, a Lipo de Papada Enzimática. É um tratamento em que se injeta enzimas que metabolizam a gordura. A aplicação deve ser feita mensalmente, e a gordura vai diminuindo aos poucos. O número de sessões varia de pessoa pra pessoa, e é difícil prever o número exato de sessões, pois o metabolismo de cada um é diferente.

Geralmente são necessárias pelo menos 6 sessões, para um resultado mais expressivo.  Já digo que é muito difícil com a Lipo de Papada Enzimática remover toda a gordura da papada, e por isso muitas pessoas ficam decepcionadas com o tratamento. Você consegue sim uma melhora, mas é mais sutíl, e a resultado demora a chegar.

Então eu digo que tudo isso deve ser muito bem explicado para um alinhamento de expectativas antes de fazer o tratamento. Para quem quer um resultado mais expressivo e não tem muita paciência para tratamentos longos o ideal é fazer a Lipo de Papada Mecânica.

Como é feita a Lipo de Papada?

A Lipo de Papada é feita pela sucção da gordura. Esse procedimento é feito dentro do consultório, com a ajuda de cânulas de sucção. A anestesia é local. Inicialmente se anestesia os pontos em que serão feitos os furinhos.

Na técnica que eu utilizo, que é a Lipo de Papada 3D, faço três furos: um no centro, embaixo do queixo, e um em cada região lateral, próximo ao ângulo da mandíbula. Após a anestesia local, colocamos em toda a papada a solução de Klein, que é anestésica. Desse modo toda a região fica anestesiada para o tratamento, sem dor alguma.

O procedimento dura em torno de 1h30min, pode ser um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do paciente.  Assim que termina o procedimento já é possível ter uma idéia de como será o resultado. O tratamento em si não é doloroso.

Para algumas pessoas o tratamento pode ser um pouco aflitivo, por ser no pescoço. Por isso é importante estabelecer uma relação de confiança com o profissional, dessa forma o procedimento passa a ser tranquilo.

Como é o pós operatório da Lipo de Papada?

No pós operatório o paciente tomará a medicação prescrita, e fará compressas frias nas primeiras 24hs. 

O que acontece com todas as pessoas

  1. Com certeza, toda a região do pescoço vai ficar com hematoma. Essa mancha roxa vai saindo ao longo da semana. Em uma semana melhora muito, mas geralmente demora 15 dias para sair completamente. É importante evitar a exposição ao Sol, para não manchar a região.
  2. Haverá inchaço. Esse inchaço muitas vezes demora para sair. Para acelerar o processo é necessário um bom acompanhamento com um fisioterapeuta especialista em pós operatório para fazer as drenagens, além de uma alimentação saudável, para evitar a retenção de líquido.
  3. Fibroses podem acontecer. A fibrose é uma reação natural do corpo na hora da cicatrização. Para que essa fibrose se forme de uma forma controlada é imprescindível o acompanhamento com um fisioterapeuta especialista em pós operatório para fazer as massagens.

O que pode acontecer no pós operatório, se não seguir as recomendações

  1. É possível formar ceroma, que é um acúmulo de líquido na região, caso não use a faixa compressiva nos primeiros 30 dias.
  2. É possível que as fibroses fiquem aparentes, caso o profissional que fizer o pós operatório não tenha muita habilidade para tratar.
  3. É possível que o pescoço fique com menos mobilidade. Isso acontece devido à cicatrização, e a falta de movimento no primeiro mês pós procedimento. Isso é temporário, mais uma vez é necessário enfatizar a importância de um fisioterapeuta habilidoso para auxiliar com a massagem, e passar os exercícios necessários.
  4. É possível que a pele cicatrize com dobras, caso a pessoa não use a faixa compressiva adequadamente e tenha má postura. Isso também tem tratamento, mas é trabalhoso. Por isso, é muito importante que as pessoas sigam as orientações pós operatórias.

O que pode acontecer no pós operatório decorrente do procedimento

Todo procedimento é passível de riscos, um risco relativamente comum é a parestesia (“dormência”da região do pescoço).  Na grande maioria dos casos essa parestesia regride completamente, porém, pode demorar de poucas horas, ou até alguns meses.

Também existe o risco de uma assimetria no sorriso, decorrente do inchaço, próximo a um ramo do nervo facial. Esse risco é raro, e é reversível, mas também pode levar de horas a poucos meses para resolver completamente.

Os cuidados pós operatórios são fundamentais

Como vocês já devem ter percebido, é fundamental para quem for fazer a lipo de papada ter um bom acompanhamento pós operatório com um especialista, e usar a faixa compressiva adequqadamente.

Se a pessoa não tiver tempo ou tiver vergonha de usar a faixa compressiva, é melhor não fazer a lipo de papada. De nada adianta também fazer a lipo de papada com o melhor profissional da área e querer economizar no tratamento pós operatório.

A maior roubada que eu vejo é o paciente procurar pelo profissional mais baratinho, que atende perto de casa. Para quem precisa se programar com o orçamento, já deve incluir um bom fisioterapeuta, no planejamento. Geralmente o profissional que faz a lipo de papada já fornece boas indicações.

A Lipo de Papada é definitiva?

Toda a gordura removida na lipo de papada mecânica não volta mais. Agora, se a pessoa ganhar peso, pode formar novas células de gordura, e perder o resultado do procedimento. Por isso é importante uma alimentação saudável.

A Lipo de Papada não é uma alternativa ao controle do sobrepeso. A indicação da Lipo de Papada é  o tratamento da gordura localizada na região do pescoço.

Vale a pena fazer a Lipo de Papada?

Bom… os resultados falam por si só.  Na minha opinião vale super à pena. É um procedimento que pode mudar drasticamente a autoestima de uma pessoa. É um divisor de águas para poder tirar fotos e aparecer em reuniões online sem nenhum constrangimento.

Mas nem tudo é pra todo mundo, e quem faz um procedimento mais invasivo deve estar consciente de todos os passos, para decidir se deve fazer, e qual será o momento mais adequando.

Veja o vídeo sobre Lipo de Papada

Nesse vídeo eu detalhei um pouco mais sobre o procedimento. Não esqueça de deixar seu like, seu comentário e se inscrever no canal 🙂

Eu espero que vocês tenham gostado do artigo. É um assunto muito extenso, se ainda sobrou alguma dúvida escreva para mim, que faço questão de responder. Se quiserem saber mais sobre Harmonização Facial, visitem o artigo que eu escrevi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.