Toxina Botulínica: Como funciona na Harmonização Facial

Toxina Botulínica - Botox

Quando falamos em Harmonização Facial existe uma gama de procedimentos, que são feitos de forma associada, porém a Toxina Botulínica é um recurso usado para a grande maioria dos pacientes, e geralmente é o primeiro procedimento escolhido, para quem entra nesse universo. Justamente por isso é importante explicar os tratamentos possíveis, e como esse produto funciona.

O que é a Toxina Botulínica?

A Toxina Botulínica é uma substância feita à base da bactéria Clostridium botulinum, a mesma responsável pela patologia botulismo. A diferença é que, no processo de industrialização, a Toxina é purificada e são usadas doses infinitamente menores que na doença (como acontece com as vacinas, por exemplo).

Ela faz com que ocorra o relaxamento da musculatura na região na qual foi aplicada. Falando de forma simplificada, para quem gosta de detalhes, ela inibe a comunicação entre o terminal nervoso e a musculatura, por bloqueio dos neurotransmissores. Esse efeito é temporário, e tem uma durabilidade aproximada de 3 a 4 meses, que é o tempo médio que o organismo promove a regeneração nervosa necessária para a formação de novos impulsos nervosos.

(Aoki KR. Review of a proposed mechanism for the antinociceptive action of botu- linum toxin type A. Neurotoxicology. 2005;26(5):785-93.)

Outras indicações para a Toxina Botulínica

A utilização da Toxina Botulínica tem mostrado que existem benefícios em outros aspectos clínicos, como o alívio das condições dolorosas e inibição glandular.  (Sposito, M.  Sposito, Botulinic Toxin Type A: action mechanism. ACTA FISIATR 2009; 16(1): 25 – 37). Por isso a Toxina Botulínica é também utilizada para outros diversos tratamentos, como o controle do suor excessivo nas axilas, palma da mão e planta dos pés, tratamento de alguns tipos de cefaléia (dor de cabeça), e ainda existe um campo imenso para novas utilizações.

A Toxina Botulínica também tem efeito positivo no controle da depressão

Sim, existe um artigo de 2020 que mostra que o uso da Toxina Botulínica diminui a depressão, de forma estatisticamente significante. A descoberta foi feita a partir de uma análise de 40 mil relatos da FDA, dos EUA. (Tigran Makunts et al. Sci Rep.2020). Posteriormente esse artigo saiu na Veja (25 set 2020, 06h00)

Sabe-se a muitos anos que as expressões faciais estão diretamente ligadas a nossas emoções, por via de feedback positivo: Se você força a cara de bravo, por exemplo, com o tempo acaba ficando bravo de verdade. O mesmo ocorre se você força o sorriso, mesmo sem vontade. Acaba se sentindo melhor com o passar do tempo…
Pensava-se que a influência da Toxina Botulínica no controle da depressão vinha apenas por essa via, mas esse trabalho mostra que não é apenas isso.  Mesmo aplicando a Toxina botulínica em outras áreas, para diversos tratamentos o estudo mostrou uma melhora na depressão.

A Toxina Botulínica é o Botox ?

O Botox é o nome comercial mais famoso da Toxina Botulínica, mas existem muitas outras marcas, como o Disport, o Xeomin, o Botulift, o Botulin, entre outras. Não existe uma pesquisa científica que comprove qual é o melhor produto. Dessa forma a escolha do produto é feita pelo profissional, de acordo com sua preferência pessoal.

Como a Toxina Botulínica atua na Harmonização Facial?

A Toxina Botulínica é usada em diversas situações em que se deseja diminuir a contração muscular.

Para promover rejuvenescimento ela é usada para suavizar as rugas dinâmicas. Aquelas rugas que aparecem quando estamos fazendo nossas expressões faciais. São aquelas rugas horizontais da testa, os pés de galinha, as rugas que se formam entre as sobrancelhas ao fazer cara de bravo, ou cara de concentrado. Também temos as rugas de “coelho”, que se formam no nariz.

A Toxina Botulínica também pode contribuir com o arqueamento das sobrancelhas, é o que chamamos de efeito “fox eyes”. Esse efeito é possível a partir da aplicação do produto em pontos específicos, que permite uma maior força muscular na calda das sobrancelhas.

Ainda para estética é usada para a suavização do sorriso gengival, por relaxar o músculo elevador do lábio superior e asa do nariz. Também é utilizada para empinar o nariz.

Quando aplicamos a Toxina Botulínica em músculos específicos da região inferior do rosto, suavizamos a força muscular dos músculos depressores. Essa manobra causa um lifting no rosto. Também é possível elevar o canto dos lábios, ao aplicar a Toxina no músculo depressor do canto do lábio.

 A Toxina Botulínica pode também ser utilizada no pescoço. Com sua aplicação o músculo platisma tem uma perda do tônus, e com isso alivia as “bandas” o que confere um maior contorno do pescoço. É o “efeito  Nefertiti”.

A Toxina Botulínica trata todas as rugas faciais?

Não! A Toxina Botulínica vai agir na musculatura. Por isso ela vai controlar as rugas formadas quando fazemos as expressões faciais. O que acontece é que, com o passar do tempo, o rosto fica com rugas, mesmo sem as expressões. É o que chamamos de “rugas estáticas. Para o tratamento dessas rugas estáticas temos que associar a Toxina com outros procedimentos, como o preenchimento facial, e com as diversas terapias indutoras de Colágeno. Veja bem, até os bebês fazem as expressões faciais, mas como a pele dos bebês é rica em Colágeno e em elastina, a pele não fica com os vincos. Com o passar dos anos, de tanto repetirmos as mesmas expressões, associada ao envelhecimento da pele, passamos a ficar com essas rugas estáticas. É como um lençol, que dobra sempre no mesmo lugar. Com o tempo passa a marcar.

A Toxina Botulínica vai prevenir as rugas estáticas, por suavizar a expressão, que faz a pele dobrar no mesmo lugar repetidas vezes. Ela até vai suavizar essas rugas, mas para um resultado mais efetivo o tratamento deve ser associado.

Vale lembrar também que algumas pessoas têm rugas verticais na testa e nas laterais do rosto por dormir de lado, amassando o rosto. É o que chamamos de “rugas do sono”. Essas rugas não são tratadas com a Toxina Botulínica. Para tratar essas rugas, o preenchimento, a Subincisão, e as terapias indutoras de Colágeno são bem vindas, mas a pessoa precisa perceber essa dinâmica e mudar a forma de dormir.

Qual a idade ideal para começar a usar a Toxina Botulínica?

Não existe uma regra para isso, pois a expressão facial das pessoas é diferente umas das outras, assim como a qualidade da pele. Porém, a partir dos 18 anos já temos o início do processo de envelhecimento, e podemos fazer uso do medicamento, caso seja conveniente. A Toxina Botulínica é muito eficiente na prevenção das rugas estáticas, então, a minha sugestão é que procure por tratamento logo nos primeiros sinais. Dessa forma, você desde cedo passa a gerenciar o processo de envelhecimento, que acontecerá de forma mais lenta.

Quando a Toxina Botulínica começa a fazer efeito?

O início da percepção da paralisia muscular da Toxina Botulínica se inicia após três dias da aplicação. O resultado completo acontece após 15 dias. Quando a pessoa sai do consultório, a sensação é de que nada foi feito. Com o passar dos dias o efeito começa a acontecer de forma vagarosa. Geralmente a pessoa retorna no consultório após esses quinze dias, para conferir se o resultado ficou adequado. Nesse momento, é feito um retoque, caso seja necessário.

Quanto tempo a Toxina Botulínica dura?

A durabilidade da Toxina Botulínica é de 3 a 4 meses, e isso está na bula do medicamento.

Após aproximadamente dois meses da aplicação, o terminal nervoso inicia a sua expansão por meio de brotamentos que se estendem através da superfície do músculo. Quando os brotamentos formam uma conexão sináptica física com a junção neuromuscular, a unidade motora nervosa se reestabelece.

O tempo exato da duração do efeito da Toxina depende muito do metabolismo de cada um.  Pessoas que fazem muitas expressões faciais costumam ter uma durabilidade menor do resultado. O mesmo acontece para pessoas que tem o metabolismo acelerado. Isso porque essa formação nervosa vai acontecer de forma mais rápida.

Vale dizer que ação da Toxina Botulínica é dependente do Zinco. Se a pessoa tiver deficiência em Zinco, teremos uma menor eficiência da Toxina. Por isso temos que avaliar cada pessoa individualmente e, se necessário fazer uma suplementação.

A duração da Toxina também é dependente da quantidade aplicada. Quanto mais produto for aplicado, maior será a sensação de congelamento na musculatura, mas vai durar mais. Isso também pode ser definido com o paciente, mas na grande maioria das vezes colocamos uma quantidade que não bloqueia totalmente a expressão facial, para um efeito mais natural.

É possível reverter o efeito do botox?

Não. Para reverter o efeito do botox é necessário aguardar a regeneração nervosa. Podemos lançar mãos de algumas técnicas para aumentar o metabolismo local, como o uso do laser de baixa intensidade e a acupuntura. Essas terapias podem diminuir o tempo de ação da Toxina, mas nada é imediato. Por isso é importante fazer o tratamento com um profissional experiente, que seja de sua confiança.

Como sabemos a quantidade de Toxina Botulínica que foi aplicada?

A Toxina Botulínica é medida por unidades (u). Existem frascos com 50u, 100u e 200u. O profissional dilui essa Toxina em soro fisiológico estéril. A quantidade de soro na diluição é irrelevante, o importante é saber quantas unidades foram aplicadas.

A quantidade necessária de produto varia muito de pessoa pra pessoa, mas em média, para tratar toda a área superior do rosto usa-se de 40u a 60u. Para tratar a região superior, inferior do rosto e pescoço usa-se em média 100u.

A Toxina Botulínica também pode ser um auxiliar no tratamento de cefaléia tensional, por também agir em receptores nervosos para o controle da dor. Nesses casos específicos usa-se uma quantidade maior na região da testa (em torno de 100u).

A Toxina Botulínica pode ser usada para o controle do Bruxismo/ Apertamento?

Sim, essa é mais uma indicação da Toxina, usada pelos dentistas. É possível aplicar a Toxina Botulínica nos músculos responsáveis pelo fechamento da mordida (músculo masseter e músculo temporal). Dessa forma o apertamento dental e o bruxismo ocorrerá de forma mais leve, e teremos também uma diminuição da dor muscular.

Esse tratamento deve ser feito em associação com outras terapias, indicadas por um dentista especializado em Disfunção Têmporo Mandibular, como placa miorrelaxante, microagulhamento a seco, acupuntura, fisioterapia e até psicoterapia. Isso porque a Disfunção Têmporo Mandibular tem inúmeras questões associadas, e deve ser tratada de forma multidisciplinar.

A aplicação de Toxina Botulínica pode afinar o rosto?

Algumas pessoas que apertam muito os dentes têm uma hipertrofia no músculo masseter, que é o músculo localizado na parte posterior das bochechas. Para esses casos o uso da Toxina Botulínica pode diminuir o volume do rosto nessa região. Esse efeito também é temporário, e é dependente da quantidade de medicamento. A indicação para esse tipo de tratamento deve ser avaliada de forma individual.

Quando podemos reaplicar a Toxina Botulínica?

Não existe uma regra exata para a data da reaplicação. Apesar do efeito acabar em até quatro meses, eu gosto de aguardar 6 meses para colocar novamente. Isso para evitar um possível “efeito vacina” do organismo, que seria uma diminuição do resultado da Toxina Botulínica pela ação de nossas células de defesa.  Esse efeito vacina não está muito bem descrito na literatura, por isso em algumas situações reaplicamos o medicamento antes desse prazo

E se eu não quiser mais usar a Toxina Botulínica, o que acontece?

Absolutamente nada. Sua musculatura voltará ao normal. Você teve um benefício temporário, e a pele vai seguir o processo natural de envelhecimento. Ninguém fica “dependente” da Toxina Botulínica”. O que acontece é que o resultado costuma agradar muito as pessoas, e por isso as pessoas querem reaplicar, mas isso não é obrigatório.

Vale sempre lembrar que a Harmonização Facial é um conjunto de tratamentos, que podem (e devem) ser feitos de forma associada, e sempre são individualizados. Por isso, é sempre importante uma avaliação presencial com um profissional de sua confiança, para que seja feito um tratamento assertivo, que já entregue um bom resultado inicial, e que possa gerenciar o processo de envelhecimento individual. Assim o tratamento será efetivo tanto a curto quanto a longo prazo.

Assista o vídeo sobre Toxina Botulínica

Nesse vídeo eu detalhei um pouco mais sobre a Toxina Botulínica. Não esqueça de deixar seu like, seu comentário e se inscrever no canal 🙂

Quer entender mais sobre a Harmonização Facial? Leia esse outro artigo que expliquei mais detalhes sobre o assunto: O que é Harmonização Facial e o que ela pode fazer por você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.