Como levantar o olhar, pálpebras e sobrancelhas (Efeito Fox Eyes)?

Como levantar o olhar (Efeito Fox Eyes)

Como levantar o olhar? Uma queixa recorrente no consultório é a queda da pálpebra e da sobrancelha. Os olhos ficam um pouco mais caídos, e com isso surge a dificuldade em passar sombra e delineador nos olhos. Também é frequente a queixa de sempre estar com os olhos mais fechados nas fotos.

 Tratar essa área sempre é um desafio, pois essa queda na pálpebra superior acontece por uma série de fatores associados. Por isso falarei aqui sobre os principais motivos desse processo, e quais são os melhores tratamentos, tanto para corrigir quanto para prevenir essa queda.

Como levantar o olhar? Por que o olhar fica caído, com o tempo?

Com o processo de envelhecimento, o rosto vai passando por uma série de mudanças. A pele como um todo perde colágeno, e com isso temos a flacidez.  A região dos olhos sofre bastante com essa flacidez, por ser muito fina. 

Uma outra característica muito importante que devemos considerar é a reabsorção óssea que acontece ao redor de toda a região da órbita (essa região em volta dos olhos), e na região temporal. 

Com essa perda óssea, as têmporas e a região da sobrancelha ficam mais profundas e com isso a pele perde suporte ósseo.  Sem esse suporte a sobrancelha e as pálpebras ficarão mais caídas (com ou sem a flacidez da pele). 

Outro detalhe importante a ser considerado é o músculo da testa, que ajuda a levantar a sobrancelha, e o músculo orbicular dos olhos, que é responsável pelo fechamento dos olhos. O músculo frontal (da testa) tende a perder força com o passar dos anos, e com isso a sobrancelha fica mais caída. 

O músculo orbicular dos olhos tende a ficar mais contraído com o passar do tempo, assim contribui para que os olhos fiquem mais fechados.

Geralmente todas essas características vão acontecendo de forma simultânea, em diferentes graus, que variam de pessoa pra pessoa. Por isso, para um tratamento efetivo, com um aspecto natural, todas as áreas de envelhecimento devem ser tratadas, e isso deve ser feito de forma personalizada, pois esse processo de envelhecimento acontece de forma particular. 

Sendo assim, não existe um tratamento que seja melhor que o outro, existe uma associação de tratamentos que deve ser planejada individualmente.

Quais são os tratamentos que podemos fazer para a região dos olhos, para levantar o olhar?

Aplicação de Toxina Botulínica para elevar a sobrancelha

Toxina Botulinica Levantar Sombrancelha

A Toxina Botulínica tem ação na musculatura.  Ao aplicar Toxina Botulínica na testa, de forma a concentrar sua ação na região central, automaticamente damos força à cauda da sobrancelha, e com isso temos a elevação do olhar. 

Ainda para essa área aplicamos a toxina na região do músculo orbicular dos olhos. Além de prevenir os “pés de galinha”, essa aplicação na região superior do músculo orbicular também faz a pálpebra ficar mais aberta. 

É importante lembrar que o resultado da aplicação da Toxina Botulínica é dependente da técnica empregada. Se o profissional aplicar a Toxina na região mais externa da testa o efeito será o oposto, e o olhar vai cair. Por isso é fundamental passar em atendimento com um profissional experiente, de sua confiança.

Preenchimento com Ácido Hialurônico na Região das Têmporas e Supercílio, para elevar o olhar

Você, que está com queixa nas pálpebras, olhe no espelho e veja se a sua região das têmporas não está profunda. A falta de volume nessas regiões faz a pálpebra cair.  O preenchimento nessa região e na região do supercílio devolverá volume, e com isso suporte para a pele. 

Para quem não sabe, o Ácido Hialurônico é um produto reabsorvível com uma consistência de gel, com diversas densidades. Sua aplicação repõe o volume perdido com o passar dos anos, o que faz um lifting facial. 

Fios de sustentação para efeito “Fox Eyes”

Os Fios de Sustentação Espiculados são fios reabsorvíveis que têm uma função dupla fantástica, para a elevação do olhar. Eles são colocados na cauda da sobrancelha em direção à testa, e a função inicial é a tração mecânica da pele, o que faz a sobrancelha se elevar. 

Esse efeito dura alguns meses, e sua segunda função, que acontecerá a partir do terceiro mês, é a formação de colágeno na região, que contribuirá para gerenciar o processo de envelhecimento da pele, e assim retardar a flacidez. 

Eu costumo dizer que os fios dificilmente trabalham sozinhos. Dentro do planejamento eles entram como “cereja do bolo”, para complementar o tratamento. Antes de colocar os fios o ideal é devolver o volume da face e tratar a musculatura com a Toxina. 

No entanto, quando bem indicado o fio intensifica o resultado de todos os outros tratamentos. 

Com os fios podemos escolher o ângulo que queremos arquear as sobrancelhas. Tem pessoas que gostam mais da lateral externa arqueada, outras preferem a parte mais central. Isso é possível decidir no planejamento. 

A intensidade do arqueamento, tempo de duração, e formação de colágeno dos fios dependerá de pessoa para pessoa, tipo de fio empregado e quantidade. Para resultados mais expressivos é necessário colocar pelo menos 4 fios espiculados de cada lado. 

Para quem quer um resultado mais discreto pode colocar menos (dois de cada lado, por exemplo). Caso seja de interesse é possível acrescentar mais fios a qualquer momento.

Tratamentos para Estímulo de Colágeno 

O controle da flacidez da pele é fundamental para evitar a queda das pálpebras. Entre os tratamentos possíveis posso citar certos Peelings (no meu consultório faço uma técnica chamada Protocoll, que associa Microagulhamento, ativos e uma sequência personalizada de ácidos). 

Também é possível estimular colágeno nessa região com laser, eletrocautério e jato de plasma. Os tratamentos para estímulo de colágeno são muito bons para a prevenção da flacidez e para a contração da pálpebra, em caso de flacidez mais leve. Em caso de flacidez mais severa desta região, a indicação final será a cirurgia plástica (blefaroplastia).

Qual idade posso iniciar os tratamentos para a área dos olhos?

Não existe uma idade mínima. Já é possível fazer procedimentos preventivos nos primeiros sinais de envelhecimento da região, pois os tratamentos têm efeito temporário, e estimular o colágeno sempre é bem vindo.

Não tenho as Pálpebras Caídas, mas gostaria mesmo assim de ter as Sobrancelhas mais Arqueadas (Efeito Fox Eyes). Posso fazer algum tratamento?

Claro!  É possível fazer isso com a Toxina Botulínica e com os Fios de Sustentação.

Tenho as Pálpebras caídas, o ideal é fazer Harmonização Facial ou Cirurgia Plástica? Qual o melhor procedimento para levantar o olhar?

Veja bem, a Harmonização Facial e a Cirurgia Plástica não são concorrentes. Um trabalho complementa o outro. Se existir um grande excesso de pele, decorrente da flacidez, a Blefaroplastia é indicada. 

No entanto, a cirurgia vai remover o excesso de pele, mas não fará a reposição de volume ósseo do supercílio e têmporas (que o preenchimento faz), não trabalhará na musculatura, nem fará estímulo de colágeno. 

Sendo assim, para um trabalho mais efetivo e natural, os procedimentos devem ser associados, e essa associação varia de pessoa para pessoa, conforme suas particularidades anatômicas.

Agora, em casos mais leves, o ideal é fazer a Harmonização Facial de forma preventiva. Com a prevenção é possível controlar a flacidez, de forma a nunca precisar de uma cirurgia plástica, ou postergar sua execução por muitos anos.

Leia outros artigos do Blog

Quer saber mais sobre tratamentos, procedimentos e outras novidades do universo da odontologia e harmonização facial? Visite o meu blog e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.