Preenchimento de Mento – O poder de um queixo!

Preenchimento de Mento - Capa

O Preenchimento de Mento é um recurso fantástico na Harmonização Facial, quando o paciente tem indicação. O interessante é que as pessoas com o queixo retraído nem sempre reparam que tem essa característica. 

No entanto elas reparam em outras coisas: excesso de gordura ou pele na papada, ruga no canto dos lábios (rugas de marionete), Jowls (aquela gordurinha na região do “buldogue”, e nariz grande. Nesses casos, quando preenchemos o mento o efeito é impressionante. 

Como saber se temos a indicação para o Preenchimento de Mento?

Existem algumas proporções que usamos para avaliar se a pessoa é retrognata (ou seja, tem o queixo para dentro). O exame que o cirurgião dentista usa para uma avaliação mais completa é a cefalometria.  

Falando de forma básica, posso dizer que, para que a pessoa tenha um perfil reto, podemos traçar uma linha vertical da espinha nasal, lábio inferior e queixo. 

Pessoas que têm o lábio inferior e queixo atrás dessa linha tem o perfil convexo, e são chamadas de retrognatas (são as pessoas que têm a indicação de fazer o preenchimento de mento). 

Pessoas que têm o lábio inferior e queixo para frente dessa linha têm o perfil côncavo, e são chamadas de prognatas.

Tenho o queixo para dentro, como resolver? Devo fazer Preenchimento de Mento ou Mentoplastia/ Cirurgia Ortognática?

Depende, sempre cada caso é um caso. Muitas pessoas que têm o queixo retraído, também tem alteração na mordida, pois a mandíbula como um todo está mais retraída. Nesses casos a Cirurgia Ortognática é indicada. 

Esse planejamento é feito pelo Cirurgião Bucomaxilofacial em parceria com o Ortodontista (especialista em aparelhos).  Se o paciente tiver indicação de Cirurgia Ortognática, isso deverá ser feito antes dos preenchimentos faciais. 

Após o resultado da cirurgia, fazemos uma segunda avaliação para definir se ainda assim a pessoa precisa de preenchimento, para refinar o tratamento. 

Agora, muitas pessoas têm o queixo retraído, mas tem a mordida correta. Nesses casos já partimos diretamente para o Preenchimento de Mento. 

Também tem diversos casos que tinham indicação de Cirurgia Ortognática, porém o paciente decidiu não fazer o procedimento e compensar a mordida somente com o Tratamento Ortodôntico.  Nesses casos também já partimos para o preenchimento.

Existe também uma prótese de silicone, que pode ser colocada, para avançar o Mento. Essa prótese só é indicada se houver necessidade de grandes avanços no queixo, e ela pode ser indicada pelo Cirurgião Bucomaxilofacial em parceria com o Cirurgião Plástico. 

No entanto, a prótese de silicone tem um formato arredondado, e muitas vezes, para ajustes finos na estética é importante complementar o tratamento com o preenchimento facial. A melhor forma de saber qual é a melhor indicação para você é fazendo uma avaliação. 

O profissional deve avaliar a estética facial e a mordida, para definir um plano de tratamento.

Por que preencher o mento diminui a papada?

Preenchimento de Mento - Reduz a Papada

A sensação de “queixo duplo” acontece por gordura localizada na região da papada, mas não somente por isso. Quando o queixo é retraído a área do pescoço fica menor, com isso a gordura (ou mesmo a própria pele) fica concentrada em uma área pequena. 

Quando preenchemos o Mento aumentamos a área submentoniana, assim a cabeça fica mais separada do pescoço. Em algumas pessoas o excesso de papada é corrigido somente com o Preenchimento de Mento. 

Em outras é necessário preencher tanto o Mento quanto o ângulo de mandíbula. Ainda tem pessoas que, para um melhor resultado na região do pescoço, necessitam associar as técnicas, e fazer tanto os preenchimentos quanto a Lipo de Papada. Cada caso é um caso.

Por que parece que meu nariz diminuiu, quando preenchi o Mento?

Veja bem, nada é simplesmente “grande” ou “pequeno”, tudo é uma questão de proporção, e nossos olhos naturalmente percebem a harmonia. Por mais que, ao olhar um perfil, a gente não formule na cabeça as métricas de cefalometria, nosso cérebro entende que o queixo poderia estar em linha reta com o septo nasal. 

Quando o queixo está mais retraído, naturalmente o nariz chega antes no perfil, ao preencher o Mento perdemos essa sensação de que o nariz é muito projetado.

O Preenchimento de Mento aumenta o lábio?

Quando preenchemos o Mento o perfil todo muda, e com o avanço do queixo também temos um avanço do lábio inferior, então temos sim a sensação do aumento do lábio, pela sua projeção. Mesmo assim, em alguns casos pode ser indicado também o Preenchimento Labial, para contribuir com essa projeção. 

Por que preencher o Mento diminui as rugas de marionete?

A falta de queixo é responsável pelo envelhecimento de todo o terço inferior da face.  Tanto a falta de projeção do queixo quanto a falta de altura evidenciam aquela gordurinha na região do “buldog”, e o sulco no cantinho dos lábios. 

Quando preenchemos o Mento conseguimos padronizar o volume de toda essa área, e com isso tanto o bulldog quanto as rugas diminuem.

O que devo fazer primeiro, Preenchimento de Mento ou Lipo de Papada?

Preenchimento de Mento, Lipo de Papada

Depende de muitos fatores. Se a pessoa tiver uma grande quantidade de gordura na região submentoniana, e a queixa principal foi justamente essa gordura, costumo começar pela  Lipo de Papada. 

Agora, se a pessoa não tiver tanta gordura, apesar do incômodo pelo “queixo duplo”, e diver uma falta considerável de projeção no queixo/ mandíbula, início pelo preenchimento (com isso a papada já vai diminuir, e em alguns casos já resolvemos o problema).

Outra coisa que levo em consideração para decidir por onde começar é o tempo de recuperação que o paciente tem, para disponibilizar. O preenchimento facial tem uma recuperação muito mais rápida que a Lipo de Papada.

Qual a recuperação para o Preenchimento de Mento?

Como os demais preenchimentos, já conseguimos ver o resultado imediatamente após o término do procedimento. No entanto, durante a primeira semana possivelmente teremos hematomas (regiões roxas), e inchaço. Logo na primeira semana o resultado estará próximo do que ficará, porém o resultado final ocorre após 2 meses.  

Nas primeiras 48 horas recomendo não fazer exercício físico, nem se expor ao Sol. Também recomendo manter a área limpa, e evitar colocar a mão na região, para evitar contaminação. Em 15 dias peço para a pessoa retornar para uma reavaliação.

Que material é usado para fazer o preenchimento de Mento?

Eu costumo fazer o preenchimento de Mento com Ácido Hialurônico, com Hidroxiapatita de Cálcio, e na maioria das vezes com a associação dos dois materiais. Ambos os materiais são reabsorvíveis. 

O Ácido Hialurônico tem como vantagem ser o mais seguro dos materiais, pois podemos removê-lo completamente, caso seja necessário, ou caso seja desejo do paciente. Para remover o Ácido Hialurônico basta aplicar uma enzima chamada Hialuronidase. 

A Hidroxiapatita de Cálcio tem uma absorção mais lenta que o Ácido Hialurônico. Sua vantagem é durar mais, além de ser um Bioestimulador de Colágeno mais potente que o Ácido Hialurônico, ou seja, além do resultado preenchedor inicial, posteriormente teremos uma melhora da qualidade da pele na região aplicada.

Eu gosto muito de associar os dois materiais justamente para ter o benefício dos dois. 

Quanto custa o preenchimento de Mento?

O valor do preenchimento é cobrado de acordo com a quantidade de material empregado. Geralmente os preenchedores vem em seringas de 1 ml, e o valor é cobrado por seringa. A quantidade de seringas empregadas varia consideravelmente de pessoa para pessoa. 

Em tratamentos mais sutis usamos apenas 1 ml, mas para avanços mais consideráveis nessa região podemos usar muito mais. Em média usamos 4 ml no Mento, mas existem tratamentos em que colocamos até 10 ml, então o valor varia bastante. 

Na avaliação inicial eu dou uma estimativa de quantidade, com o orçamento. Lembrando que a pessoa pode já colocar uma quantidade grande de uma única vez, ou ir fazendo aos poucos. É possível incorporar mais preenchimento a qualquer momento que desejarmos.

O Preenchimento de Mento é feito em uma única sessão, ou em etapas?

Veja, mesmo em tratamentos que colocamos grande quantidade de produto de uma única vez, para termos o resultado final precisamos de no mínimo duas sessões. Isso porque existe uma limitação do próprio corpo, para inserir certa quantidade de material preenchedor.  

A própria pele nos dá um limite, para fazermos esse avanço do Mento. Chega uma hora que a pele se distende ao máximo, e não cabe mais produto. Caso isso aconteça eu faço uma nova aplicação após 15 dias. 

Para definir a quantidade de material inicial, além da indicação, eu levo em consideração o perfil do paciente. Prefiro fazer o tratamento em mais etapas em pessoas que têm medo de não se reconhecer com uma grande mudança. Podemos ir mudando gradualmente, assim a transformação é lenta, e o paciente fica confortável.

Assim evitamos que o paciente estranhe o novo perfil e queira remover o material (já tivemos casos com um famoso aqui no Brasil, que aconteceu isso. O resultado ficou bom, mas a pessoa não se identificou com o novo rosto e decidiu remover o produto).

Agora, uma coisa é certa, todos os preenchimentos ficam mais bonitos com o tempo, pois temos uma acomodação do produto. Os tratamentos ficam bonitos na hora, mas ficam mais bonitos ao longo dos anos, nas sessões de manutenção.

Posso fazer o Preenchimento de Mento com outros preenchimentos no mesmo dia?

Claro, pode sim. Pessoas que têm queixa de papada, por exemplo, geralmente têm indicação de preencher não somente o Mento (queixo), mas também a mandíbula. 

Mas a verdade é que, para ter um rosto mais harmônico, geralmente as pessoas podem preencher diversos pontos do rosto ao mesmo tempo. São os trabalhos que chamamos de “Full Face”, que na minha opinião são os trabalhos que trazem os resultados mais impactantes.

Quanto tempo dura o preenchimento de Mento?

Nenhum tratamento de preenchimento é feito para acabar. O que as pessoas têm que entender é que o preenchimento é um tratamento, e precisa de manutenção. O tempo de reabsorção varia dependendo da quantidade de material empregada e do metabolismo de cada um. 

Na prática clínica podemos ver que em 1 ano ainda temos o resultado do tratamento, com a perda parcial do volume, e é o momento da manutenção. Geralmente pessoas que fizeram um tratamento com preenchimento facial, usando a quantidade adequada de produto, em um ano faz um retorno usando em torno de uma ou duas seringas. 

Eu deixo essa manutenção a critério do paciente, mas peço para que fique atento, e faça a manutenção assim que perceber pequenas mudanças no volume. Assim conseguimos manter o resultado sem usar novamente grande quantidade de material preenchedor.

Lady Gaga e seu Preenchimento de Mento

Preenchimento de Mento - Lady Gaga

A cantora apareceu no filme “Nasce uma Estrela” com o perfil bem diferente. Ela é um grande exemplo de como o volume correto no queixo faz uma diferença brutal na beleza.

Já visitou o meu canal no Youtube?

Visite meu canal no Youtube e acompanhe meus vídeos semanais com dicas, procedimentos, tratamentos, estética e mais. Acessar o canal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.