Gengivectomia: Tudo o que você precisa saber

Gengivectomia: O que e?

O que é Gengivectomia?

Gengivectomia é um tratamento muito procurado por pessoas que tem o sorriso gengival. Aquele sorriso que mostra excessivamente a gengiva. Também é procurado por pessoas que tem um ou mais dentes com um tamanho desproporcional em relação aos outros. Consiste na remoção do excesso gengival, que cobre parcialmente o dente. Dessa forma os dentes ficam maiores, e o sorriso fica simétrico e harmônico.

As Plásticas Gengivais são os tratamentos que mais gosto de fazer, pois o resultado costuma ser surpreendente. Muitas pessoas passam muitos anos pensando que tem os dentes pequenos, e com isso muitas vezes tem até vergonha de sorrir de forma escancarada. É com muita frequência que as pessoas se emocionam e choram assim que olham no espelho o resultado.

Muitas têm a intenção de fazer Lentes de Contato Dental, para deixar os dentes maiores, e acabam desistindo após descobrirem que seus dentes são lindos, só estavam escondidos.

A Gengivectomia é indicada para todos os casos de Sorriso Gengival?

Não. Como tudo na vida, cada caso deve ser avaliado individualmente, para fazermos um plano de tratamento adequado.

A primeira coisa que deve ser avaliada pelo Cirurgião Dentista especializado em Periodontia é o tamanho dos dentes em questão. Se os dentes da pessoa com o sorriso gengival já estão todos à mostra e realmente são pequenos, ou se tem parte do dente que está escondido pela gengiva. Isso é possível avaliar clinicamente no consultório.

Se parte dos dentes estiverem escondidos pela gengiva o tratamento é indicado. Agora, se na avaliação o Periodontista verificar que na verdade os dentes da pessoa realmente são pequenos, ele até pode fazer, mas nesse caso terá uma exposição da raiz dos dentes, e posteriormente deve ser instalada as Lentes de Contato Dentais. Tudo isso deve ser planejado e acertado com o paciente antes do tratamento.

Diferença entre os termos: Gengivectomia, Gengivoplastia, Osteoplastia, Aumento de Coroa Clínica:

Uma outra questão importantíssima que deve ser avaliada é, se o excesso é somente gengival, ou se a parte óssea, que está abaixo da gengiva também está aumentada. Na maioria das vezes também existe essa alteração. Nesse caso o tratamento indicado não é simplesmente fazer a Gengivectomia, que é remover o excesso de gengiva, e sim fazer o Aumento de Coroa Clínica, que consiste em remover tanto o excesso gengival, quanto o excesso ósseo.

Na grande maioria das vezes, além de remover os excessos verticais, o Cirurgião Dentista Periodontista também remove o volume ósseo e gengival excessivo, o que chamamos respectivamente de Osteoplastia e Genvivoplastia.

Devido ao grande número de termos, para evitar a confusão as pessoas costumam chamar todas essas cirurgias gengivais genericamente de Gengivectomia.

Eu considero essa simplificação muito perigosa. Principalmente porque o tratamento para o sorriso gengival mais apropriado na maioria dos casos costuma ser o Aumento de Coroa Clínica.  Isso porque na maioria das vezes é necessário intervir tanto no tecido gengival excessivo quanto no tecido ósseo.

Entendam, em um paciente saudável, sem doenças gengivais (gengivite/ periodontite), a gengiva costuma se posicionar 4mm acima do osso. Dessa forma, se a gengiva está fora de posição é porque ela está acompanhando o osso, que também está fora.

Fazer exclusivamente a Gengivectomia é indicado somente em casos em que a pessoa teve uma inflamação gengival (gengivite ou periodontite), e com isso a gengiva aumentou de tamanho. 

Nesses casos é necessário inicialmente tratar a doença, com limpeza e raspagem, fazer orientação de higiene, para que a pessoa possa manter a boca saudável com o uso diário do fio dental, e ter uma escovação adequada. Quando a gengiva ficar saudável deve-se cortar o excesso gengival que restou, tanto vertical quanto horizontal, ou seja, fazer a Gengivectomia e a Gengivoplastia. Isso é muito comum em pessoas que usam aparelho fixo.

Como ficam com dificuldade em fazer a higienização com o aparelho, a gengiva fica inflamada e aumenta de volume. Mesmo depois do Tratamento Periodontal a gengiva pode permanecer com esse volume excessivo, nesses casos deve ser feita a Gengivectomia.

Se a pessoa tem a gengiva saudável, e sempre teve esse excesso gengival, provavelmente isso ocorreu por uma alteração no momento da erupção dos dentes, e nesses casos o tratamento adequado é o Aumento de Coroa Clínica.

Me desculpem usar tantos termos técnicos, usei o mínimo possível, mas entender essas diferenças é fundamental, para que vocês possam procurar por um tratamento e por um profissional adequado. Muitas vezes ao pesquisar pelo tratamento, e até na hora de fazer uma cotação de orçamento o paciente não está comparando coisas iguais. Por isso repito mais uma vez:  Uma avaliação personalizada é fundamental para saber qual é o tratamento indicado para o seu caso específico.

O resultado da Gengivectomia é permanente? Eu fiz a Gengivectomia, mas a gengiva voltou…

Se a indicação for fazer o Aumento de Coroa Clínica, e for feito somente a Gengivectomia, o resultado ficará lindo inicialmente, mas em poucos meses a gengiva voltará para a posição inicial. Isso porque ela acompanha o posicionamento ósseo.

Quando o procedimento é feito dentro da indicação correta o resultado é permanente. Por isso é primordial procurar um profissional de confiança para fazer o procedimento. 

Existe tratamento Gengival para remover Manchas na Gengiva?

Sim. Algumas pessoas têm a gengiva pigmentada. Isso não é necessariamente ruim, é somente uma característica, mas algumas pessoas não gostam do efeito estético que elas causam e querem remover.

É possível sim remover essas manchas, e isso pode ser feito no mesmo momento da Gengivectomia ou do Aumento de Coroa Clínica. Chamamos esse procedimento de Peeling Gengival. O tratamento consiste em um desgaste superficial da gengiva. Na cicatrização a gengiva ficará com uma coloração mais rosada.

Manchas Gengivais

É necessário dar pontos, ao fazer a Gengivectomia?

Não. Na gengivectomia removemos apenas o excesso gengival, e não leva pontos. Nesses casos o paciente fará uso de analgésico, caso sinta desconforto, mas geralmente o pós-operatório é muito tranquilo, sem dor.

A gengiva ficará avermelhada nos primeiros dias, e a escovação deverá ser feita de forma delicada, mas sem maiores complicações.

Nos casos em que é necessário fazer o Aumento de Coroa Clínica, os pontos são necessários. Na técnica que eu utilizo, coloco os pontos na parte de trás dos dentes de forma que o resultado estético já pode ser visto imediatamente, assim como na Gengivectomia. Apesar da necessidade dos pontos, o pós-operatório surpreendentemente também costuma ser tranquilo, sem dor e inchaço.

Muitas pessoas já voltam logo ao trabalho, sem problemas. No pós-operatório é necessário o uso de antibiótico e anti-inflamatório.

Também é necessária uma dieta fria e pastosa na primeira semana, assim como evitar exposição ao Sol e exercício físico nesse período.  A partir da primeira semana já é possível voltar normalmente a todas as atividades.

Eu fiz a Gengivectomia, o sorriso gengival melhorou, mas continuo com um pouco de sorriso gengival. O que fazer?

O sorriso gengival tem uma série de motivos. Pode ser pela gengiva excessiva sobre o dente, mas também pode se dar pela hiperatividade do lábio superior, por um crescimento ósseo vertical exagerado de toda a maxila, e até pelo lábio superior fino. Muitas vezes esses fatores estão associados.

Então, para resolver totalmente o sorriso gengival, muitas vezes é necessário associar tratamentos. Esses tratamentos podem ser mais complexos (como uma Cirurgia Ortognática, por exemplo), mas podem ser mais simples, como o Preenchimento Labial, ou o uso da Toxina Botulínica.

Para vocês terem uma ideia, vou mostrar aqui um tratamento que fiz em que a paciente tinha sorriso gengival, e que resolvi com o preenchimento labial:

Gengivectomia preenchimento labial

Também é importante que o paciente avalie o resultado por si só. Mesmo restando um pouco de sorriso gengival, pós Gengivectomia, na maioria das vezes o resultado fica harmônico. Vale aqui lembrar que um sorriso que aparece um pouco a gengiva não só é esteticamente aceitável, como é uma característica da juventude.

Pode reparar, com o passar dos anos as pessoas têm uma perda de tônus muscular, e passam a mostrar cada vez menos os dentes superiores e a mostrar mais os inferiores.

Tenho um único dente pequeno, posso fazer a Gengivectomia?

Com certeza, tanto a Gengivectomia quanto o Aumento de Coroa, dependendo da indicação.

E muitas vezes tratar um único dentinho faz toda a diferença para a estética do sorriso. Isso porque o posicionamento dos dentes segue uma simetria, e intuitivamente o ser humano aprecia essa simetria e harmonia.

Tenho diversos pacientes que fazem sistematicamente tratamentos de Harmonização Facial e relatam que a Gengivectomia de um único dente foi o trabalho que mais sentiu diferença na estética do rosto, como um todo.

Todos os dentes devem ter a mesma Altura Gengival?

Não. Cada tipo dentário tem um posicionamento gengival diferente, assim como seu tamanho e proporção.

Os dois dentes da frente são os Incisivos Centrais. Eles devem ter a altura igual, para dar simetria ao rosto. Ao lado deles temos os dentes chamados de Incisivos Laterais.

Eles são dentes menores que os centrais, e com a altura gengival ligeiramente mais baixa que eles (geralmente 1mm mais baixa).

Além disso, tanto o incisivo lateral do lado direito quanto o do lado esquerdo devem ter o mesmo tamanho, para dar a sensação de simetria.  Logo depois dos Incisivos Laterais vem os Caninos, que são os “dentes de vampiro”. A altura gengival deles, além de simétricas devem estar na mesma linha dos Incisivos Centrais, e 1mm mais alto que os Incisivos Laterais.

Um outro detalhe interessante é que o ponto mais alto desses dentes (zênite) não fica localizado no centro do dente, e sim na porção mais externa (distal). São informações muito detalhadas, mais mesmo para matar a curiosidade.

Altura Gengival

Fiz o aumento de Coroa Clínica e o meu lábio superior ficou levemente mais volumoso.

Isso é um benefício que o Aumento de Coroa Clínica da boca toda pode proporcionar. Isso porque tem alguns casos em que o volume ósseo não é só vertical. São aqueles casos que a gengiva tem um aspecto mais espesso e volumoso.

Nesses casos o lábio costuma repousar acima dessa região, o que deixa o lábio mais fino e o sorriso mais gengival.  Ao fazer a remoção do excesso de volume ósseo naturalmente o lábio vai repousar mais embaixo.  Com isso o volume no sorriso fica com um aspecto mais volumoso e o sorriso menos gengival.

Famosos que fizeram tratamentos gengivais

Glória Pires

Gloria Pires - Antes e Depois: Gengivectomia

Se você ver as fotos antigas da Glória Pires, verá que ela tinha um sorriso bem diferente quando era jovem. Ela certamente fez o Aumento de Coroa Clínica em todos os dentes superiores. Perceba que ela ainda tem um pouco de Sorriso Gengival, e ele não atrapalha em nada a estética do sorriso, que é muito bonito.

Cléo Pires

Cleo Pires - Antes e Depois: Gengivectomia

Tal mãe, tal filha.  A atriz não tinha os dentes tão pequenos quanto os da mãe, mas também removeu pequenos excessos de gengiva de alguns dentes. Veja como com isso deixou seu sorriso muito mais bonito.

Miley Cyrus

A Cantora também se beneficiou da Plástica Gengival. Seus dentes, além de pequenos, tinham a altura da gengiva assimétricas. Os Incisivos Centrais tinham tamanhos diferentes entre si, e os Incisivos Laterais eram bem menores que os centrais. Com a cirurgia gengival seu sorriso ficou infinitamente mais harmônico.

Flávia Alessandra

Flavia Alessandra - Antes e Depois: Gengivectomia

A Atriz já ganhou a eleição de “sorriso mais bonito do ano”. Se você olhar as fotos de antes e depois verá que ela fez a instalação de Lentes de Contato Dental em todos os dentes. Para isso ela previamente fez a Gengivectomia, e assim conseguir instalar peças maiores que os seus dentes originais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.