Harmonização Facial: Expectativa x Realidade

Harmonização Facial: Expectativa X Realidade

Cada vez mais as pessoas buscam a Harmonização Facial para retardar o processo de envelhecimento, e ressaltar seus pontos de beleza.  A cada dia surgem novos produtos e tecnologias que prometem tratamentos efetivos, a ponto de tornar uma cirurgia plástica desnecessária. Portanto, se faz necessário abordar o tema, Harmonização Facial: Expectativa X Realidade.

Ainda existem muitas dúvidas frente aos tratamentos. De um lado um medo do exagero, e de outro um receio de investir em tratamentos que não entreguem o resultado esperado.

Na verdade, quando as pessoas procuram por um tratamento de Harmonização, sabemos que na maioria das vezes a necessidade é mais profunda do que parece. Não são raras as pessoas que vêm em busca de um resgaste da autoestima, ou para ser um ponto de partida para uma mudança na vida em vários aspectos.  Tudo isso cria uma grande expectativa frente ao tratamento, e muitas vezes essa expectativa é subjetiva.

Por isso darei aqui algumas dicas para as pessoas possam aproveitar cada vez mais os benefícios dessa área, que é tão maravilhosa.

Para começar devo lembrar que a Harmonização Facial não é uma coisa só. É uma especialidade que engloba diversos procedimentos que podem e devem ser associados de forma individualizada.

Entre os procedimentos posso citar a Toxina Botulínica, os Preenchimentos Faciais, os Bioestimuladores de Colágeno, que podem ser feitos com produtos injetáveis (Hidroxiapatita de Cálcio e Ácido Polilático), Fios de Sustentação, ou com tratamentos que estimulem colágeno através de uma agressão controlada na pele, como o Peeling, Laser, Ultrassom Microfocado, Eletrocautério, entre outros.

Também temos os tratamentos cirúrgicos, como a Bichectomia, a Lipo de Papada, o Liplift e as Cirurgias Gengivais.

Qual é o seu desejo com a Harmonização Facial?

Primeiramente é importante que você tenha claro qual o desejo que você tem na hora de procurar tratamentos de Harmonização Facial. A maioria das pessoas desejam um resultado sutil e natural. Querem se olhar no espelho e sentir que estão com um aspecto de descanso, como se estivesse recuperado alguns anos de vida. É aquela mudança que ninguém consegue explicar o que houve, mas notam que algo mudou para melhor.

Temos também pessoas que querem mudanças mais drásticas. São pessoas que, por exemplo desejam mudar o formato do rosto, aumentar o volume dos lábios, mudar o nariz. São tratamentos que vão aparecer mais, e quem convive com elas notará que algo realmente está diferente.

A quantidade de tratamentos, e o volume de Material Preenchedor faz muita diferença para o Resultado da Harmonização Facial

Já adianto que a maioria dos tratamentos de Harmonização Facial não são capazes de fazer mudanças drásticas, a não ser que a pessoa faça muitos ao mesmo tempo, ou opte por usar muito material preenchedor.

Vou explicar: Um dos tratamentos que mais faz diferença no aspecto do rosto é o Preenchimento Facial. Colocamos volume em pontos estratégicos do rosto para proporcionar lifting, devolver volume perdido ou mudar o formato do rosto. É como se fizéssemos uma escultura.

Esse preenchimento pode ser feito com materiais reabsorvíveis, como o Ácido Hialurônico e a Hidroxiapatita de Cálcio, ou com materiais que permanentes, como o PMMA.

Geralmente esses produtos vem em seringas de 1ml. Se você avaliar, 1ml é pouco volume de produto, em relação ao volume do rosto. Com 1ml nós conseguimos apenas fazer mudanças sutis no rosto de uma pessoa: Hidratar e melhorar o contorno dos lábios, suavizar olheiras, preencher alguma ruga suave.

Para trabalhos mais impactantes é necessário colocar mais material, acima de 8ml, podendo chegar até 30ml, aproximadamente.

Veja, com isso é muito difícil fazer uma Harmonização Facial e ficar com resultado exagerado “sem querer”.  Esses casos que vemos pela internet, que as pessoas mudaram drasticamente, com certeza escolheram fazer muita coisa ao mesmo tempo.

Muitas pessoas pensam que Harmonização Facial é justamente esse exagero que a gente vê por aí, mas é justamente o oposto. Tantas outras fizeram Harmonização Facial, mas ninguém percebe, justamente porque o resultado ficou supernatural.

Não esqueça que os tratamentos costumam inchar e deixam hematomas nos primeiros dias, isso é normal, e vai passar

Às vezes a gente olha alguém que passou por algum procedimento de Harmonização Facial, e percebe que a pessoa está inchada. Se a pessoa acabou de fazer o procedimento, não significa que a pessoa exagerou. Ela simplesmente está passando pelo pós-operatório, que é completamente normal. O resultado de qualquer procedimento demora pelo menos 15 dias para se estabelecer.

Se você quer mudar, mas está com insegurança, opte por usar Materiais Reabsorvíveis, e faça aos poucos

O Ácido Hialurônico é o material preenchedor mais usado, e ele pode ser completamente removido, com ajuda de uma enzima chamada Hialuronidase. Caso você tenha o desejo de fazer algum tratamento, e queira fazer mudanças no rosto, mas está com uma certa insegurança, o Ácido Hialurônico é uma ótima opção. Além disso, o Preenchimento Facial pode ser feito aos poucos.

É possível agregar mais produto quando for necessário, então você pode colocar uma quantidade menor, reavaliar, e colocar mais depois, quando for do seu desejo. Assim conseguimos uma mudança gradual.

Para quem quer mudanças suaves também sugiro fazer poucos procedimentos por vez. Você pode fazer um procedimento, entender o que esse procedimento é capaz de mudar no seu rosto, e depois complementar a partir desta nova situação.

Muitos tratamentos levam um tempo para proporcionarem o resultado esperado. A Bichectomia e a Lipo de Papada, por exemplo, demoram até 3 meses para o resultado final aparecer.

Tratamentos que estimulam colágeno também demoram, pois temos que dar tempo ao corpo, para as mudanças desejadas. Nesses casos vale a pena ter PACIÊNCIA.

Faça o procedimento, espere o corpo responder, e planeje o próximo a partir da nova situação. Por isso a importância do GERENCIAMENTO do tratamento.

Confie no Profissional que você escolheu e seja fiel.

Essa é a dica que eu considero mais importante.

Harmonização Facial não é um produto que você compra em uma loja. Harmonização Facial é um estilo de vida. Por mais que você faça um tratamento e fique satisfeito, o tratamento ficará infinitamente melhor depois de um tempo, com as sessões de manutenção.

Apesar de muitas pessoas terem medo de ficar com uma aparência exagerada, o que acontece na prática, é que muitas pessoas têm uma expectativa de resultado maior do que o tratamento proporciona.

Isso acontece por vários motivos:

Primeiro que O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO ACONTECE EM VÁRIOS NÍVEIS.

Por mais que a gente tenha uma queixa especifica no rosto, esses sinais de envelhecimento acontecem por uma série de mudanças que acontecem no corpo como um todo. Para reverter esses processos, na maioria das vezes, o profissional especialista tem que trabalhar em diversas camadas do rosto, associando tratamentos.

Desta forma, muitas vezes fazemos certos tratamentos que à primeira vista dão pouco resultado, mas na verdade está sendo fundamental para fazer com que o seguinte apareça.

Existe uma linha de raciocínio por trás desses tratamentos. Portanto, é importante ter paciência e persistência. Quando o cliente é fiel ao profissional, e retorna para sessões periódicas de manutenção, de repente quando nos damos conta o resultado está maravilhoso.

Posso dizer pelo meu trabalho, os melhores “antes e depois” que eu tenho, são de pacientes que passam comigo a mais de três anos.

Se tem uma coisa que não dá certo, é ficar pingando de profissional para profissional para fazer procedimentos isolados

Esse é aquele comportamento de “compra coletiva”, ficar constantemente procurando promoções de procedimentos. O importante para um resultado a longo prazo não são tratamentos isolados, e sim, a associação deles, feitos através de um planejamento.

Tem um outro detalhe que às vezes os profissionais não contam para os pacientes, CADA PESSOA RESPONDE DE FORMA DIFERENTE AO MESMO TRATAMENTO.

As pessoas têm diferentes metabolismos e diferentes características. Por isso o resultado do nosso tratamento não é 100% previsível. Tem pessoas que surpreendentemente tem resultados incríveis com poucos tratamentos, outras infelizmente precisam associar mais procedimentos para conseguir o resultado desejado.

NENHUM TRATAMENTO É LIVRE DE INTERCORRÊNCIAS. Isso é um “detalhe” que poucas pessoas falam, mas é muito importante que todos saibam, antes de fazer um procedimento.

Por mais simples que o procedimento pareça ser, ele pode ter algum tipo de intercorrência. Devemos lembrar que o corpo humano é complexo, com uma infinidade de variações anatômicas, e características únicas. Quando a pessoa fizer algum procedimento, deve estar ciente das possíveis complicações. Assim, ela pode decidir se vale ou não a pena correr o risco.

Mesmo que não seja uma intercorrência, sempre existe chance do paciente não ficar totalmente satisfeito com o resultado, lembrando que o “bom e o ruim” não é uma verdade absoluta, muitas vezes é apenas um ponto de vista.  Uma imagem de antes e depois em uma foto muitas vezes é surpreendente, mas o importante mesmo é como o paciente se sente na vida real.

Tudo Isso é mais um motivo para o paciente ser fiel e confiar no seu profissional. Caso aconteça algum resultado inesperado, o ideal é que o profissional escolhido seja capaz de contornar a situação (por isso é importante selecionar a dedo o profissional).  Para falar a verdade, a gente descobre mesmo se o profissional é bom ou ruim quando algo saiu do esperado e ele foi capaz de contornar a situação. Com o tempo os tratamentos ficarão muito mais assertivos.

Casos de Harmonização Facial: Expectativa x Realidade

Caso Gabi Martins

A Cantora Gabi Martins relevou que reverteu alguns procedimentos de Harmonização Facial. A cantora relata que era muito pressionada pelo seu antigo empresário, para sempre ficar melhor, e isso fez com que a Gabi ficasse com uma “distorção da realidade”.

Infelizmente muitos famosos são extremamente cobrados para chegarem em um nível de beleza inatingível. Por sorte, todos os seus procedimentos são reversíveis, essa é a grande segurança da Harmonização Facial. É importante que as pessoas tenham um relacionamento muito franco com o seu profissional de confiança, justamente para evitar os exageros.

Caso Luana Piovani

Luana Piovani fala em suas redes sociais sobre seus procedimentos estéticos. Tenho que concordar com ela: Como o próprio nome diz, a Harmonização Facial é justamente para dar “Harmonia” ao rosto. E isso é feito de forma natural. Se a Luana não contasse para as pessoas que fez algo ninguém ia perceber. Os tratamentos são feitos justamente para que a sua aparência permaneça igual, sem envelhecer, e não para mudar suas características.

Leia outros artigos e conheça meu Youtube

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre tratamentos, procedimentos e outras novidades do universo da odontologia e harmonização facial? Visite outros artigos do blog, do meu Youtube e saiba mais.

Assista ao vídeo que fiz sobre o assunto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.