Peelings Químicos e Harmonização Facial

Peelings Químicos e Harmonização Facial

Os peelings químicos oferecem uma maneira eficaz de melhorar a aparência da pele, para isso é feito uma aplicação de uma solução química na superfície cutânea, estimulando o processo de renovação celular. Consequentemente, ocorre uma suave descamação da camada externa da pele.

O resultado é o surgimento de uma nova pele, com textura mais suave, redução visível das rugas e irregularidades anteriores. Esse tipo de tratamento pode ser feito no rosto, pescoço ou mãos.

Os peelings químicos são recomendados para:

  • Melhorar a aparência da pele num geral;
  • Suavizar cicatrizes leves ou marcas;
  • Tratar alguns tipos de acne (leves ou profundas);
  • Reduzir linhas finas sob os olhos e ao redor da boca;
  • Tratar rugas causadas por danos do sol ou envelhecimento;
  • Reduzir manchas de idade, sardas e melasma;
  • Melhorar áreas danificadas pela exposição excessiva do sol.

Que tipo de paciente pode fazer peeling químico?

Os peelings químicos são aplicáveis em diversos tipos de pacientes, no entanto, é preciso entender a particularidade de cada pessoa, desde o tipo de pele, a atual condição cutânea, o histórico médico e, por fim, os objetivos individuais.

É muito importante uma avaliação prévia do profissional responsável, pois pacientes com flacidez na pele, protuberâncias e rugas mais severas, podem não responder tão bem aos peelings químicos.

Mas caso isso aconteça é possível combinar outros tratamentos para ter melhores resultados, como o caso de recapeamento a laser, lifting facial, de sobrancelhas, pálpebras ou preenchimento de tecidos com colágeno, por exemplo.

Por isso sempre enfatizamos que o ideal é criar um planejamento para o seu tratamento. Imagine que cuidar de você seja algo que deve fazer parte do seu cotidiano, da mesma forma que você vai para academia e se cuida com o seu personal trainer, deve fazer isso com o profissional responsável pela sua beleza.

Tipos de Peeling Químicos

Existem diferentes tipos de peeling químicos, cada um deles tem objetivos diferentes e são indicados para tratamentos mais ou menos agressivos, as soluções químicas aplicadas podem variar conforme o nível da camada da pele.

Vamos conhecer os principais tipos.

Peelings superficiais

Os peelings químicos superficiais visam esfoliar e rejuvenescer as camadas mais externas da pele. Geralmente são realizados usando soluções suaves que removem as células mortas da pele e estimulam a regeneração celular.

Esses peelings são leves em intensidade e oferecem uma recuperação mais rápida em comparação com os peelings médios e profundos.

O procedimento envolve a aplicação da solução química na pele limpa e seca. O ácido é deixado na pele por um tempo, dependendo da concentração da solução e das necessidades individuais. Durante o procedimento, algumas pessoas mais sensíveis podem sentir uma sensação de formigamento ou ardência, que é tolerável.

A recuperação de um peeling químico superficial é rápida, pois ele tem um nível menor de descamação em comparação com os peelings médios e profundos. Conforme já falamos anteriormente, os tratamentos de harmonização bem-sucedidos são aqueles que o paciente faz várias sessões, pois desta forma, os resultados se tornam mais naturais.

É importante ressaltar que os resultados podem variar de pessoa para pessoa, por esse motivo, você deve discutir as expectativas e preocupações com o profissional que está conduzindo o seu tratamento.

São indicados para:

  • Melhorar a textura da pele;
  • Clarear manchas superficiais;
  • Trata a pele áspera e opaca;
  • Estimula a produção de colágeno leve;
  • Trata os poros dilatados.

Peelings Médios

Os peelings médios são mais intensos, com aplicações mais concentradas, resultando em uma esfoliação mais profunda das camadas externas da pele. Geralmente são utilizados para tratar uma variedade de problemas de pele, como acne moderada, manchas solares, rugas finas e textura irregular da pele.

Por ser mais agressivo, o tempo de exposição é controlado para alcançar o nível desejado de esfoliação, e em alguns casos, pode ser aplicado um agente neutralizante para interromper a ação da solução química.

A recuperação de um peeling médio é maior se comparada à de um superficial. A pele costuma ficar um pouco mais avermelhada e sensível, também vai descamar nos dias subsequentes ao procedimento. É necessário um tempo de duas semanas para a recuperação total.

Depois do período de recuperação a pele apresenta melhorias na sua textura, tom e luminosidade. Manchas solares e rugas finas podem se tornar menos visíveis. Os resultados podem ser progressivos ao longo das sessões e exigem cuidados pós-procedimento, como proteção solar adequada.

São indicados para:

  • Tratamento de manchas solares e hiperpigmentação.
  • Melhorar a textura e o tom de peles desgastadas;
  • Reduz rugas finas;
  • Diminui cicatrizes de acne.
  • Estimula a produção de colágeno moderado.

Peelings Profundos

Os peelings profundos são mais intensos, invasivos e visam tratar problemas como rugas intensas, cicatrizes de acne profundas e danos solares avançados.

Eles envolvem a aplicação de soluções altamente concentradas que provocam uma esfoliação profunda da pele, resultando em uma regeneração mais intensa.

A aplicação é realizada em camadas controladas e pode exigir anestesia local ou sedação, dependendo da intensidade do peeling. O tempo de exposição é monitorado de perto e é comum que a pele seja coberta com curativos especiais ou pomadas após o procedimento.

A recuperação de um peeling profundo é prolongada, geralmente a pele incha e forma uma crosta escura, que eventualmente descama para revelar uma nova camada de pele. A vermelhidão e o inchaço podem durar várias semanas, e é necessário um período longo de repouso e cuidados especiais.

Devido à sua intensidade, normalmente uma única sessão é suficiente para obter resultados significativos. No entanto, como o tempo de recuperação é maior, pode ser necessário algum tempo até que os resultados sejam aparentes.

Os peelings químicos profundos podem proporcionar resultados impressionantes, incluindo uma melhora substancial nas rugas profundas, cicatrizes e danos solares. A pele pode ficar mais firme, mais lisa e com um tom uniforme.

Os resultados são duradouros, mas é preciso seguir as recomendações do especialista, como cuidados com a alimentação, evitar cigarro, uso de protetor solar de forma contínua etc.

São indicados para:

  • Tratamento de rugas intensas e linhas finas;
  • Melhorar as cicatrizes profundas de acne;
  • Tratamento de manchas escuras e danos solares avançados;
  • Estímulo significativo à produção de colágeno.

Harmonização e os Peelings químicos

A Harmonização Facial e os Peelings Químicos podem ser tratamentos complementares, trabalhando em conjunto para alcançar resultados mais completos e harmônicos. A intenção é buscar uma aparência facial equilibrada e rejuvenescida, é por esse motivo que os melhores profissionais do mercado usam uma combinação de tratamentos.

Enquanto a Harmonização Facial visa realçar as características naturais do rosto, corrigir imperfeições e criar um equilíbrio estético, e isso pode ser obtido por meio de procedimentos como o preenchimento com ácido hialurônico, que pode ser usado para restaurar o volume perdido, suavizar rugas e realçar áreas como maçãs do rosto, lábios e queixo.

Também temos a aplicação de toxina botulínica que ajuda a reduzir linhas de expressão e pode ser aplicada para elevar as sobrancelhas, corrigir o sorriso gengival dentre outras aplicações.

Já os Peelings Químicos são métodos eficazes para melhorar a textura da pele e tratar problemas como manchas, cicatrizes de acne e rugas finas. Ao remover as camadas superficiais da pele, os peelings estimulam a regeneração celular, resultando em uma pele mais saudável e revitalizada.

Com essa associação de técnicas e tratamentos, os especialistas têm uma abordagem mais completa, o que facilita no processo de rejuvenescimento e harmonia facial. A consequência são tratamentos mais satisfatórios, pois os pacientes se sentem mais bonitos, mais jovens, melhorando sua autoestima, o que faz com que eles se sintam melhores.

Gostou do conteúdo?

Leia outros artigos e conheça o meu canal no Youtube

Quer saber mais sobre a clínica, procedimentos e outras novidades do universo da harmonização facial, beleza ou odontologia? Visite o blog ou o meu canal no Youtube.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.