À medida que o tempo passa e ficamos mais velhos, começam a aparecer essas pequenas marcas e sulcos. Elas são parte natural do processo de envelhecimento.
As rugas no rosto são as que mais incomodam a maior parte da população, mas em geral essas linhas são comuns em outras áreas da pele além do rosto, como: pescoço, mãos e antebraços.
Para se ter uma ideia, em pesquisas feitas globalmente, 80% das mulheres gostariam de eliminar ou suavizar suas rugas, embora não represente um problema médico, a verdade é que ninguém gostaria de tê-las.
Existem diversos fatores que podem contribuir para o surgimento das rugas, desde a genética, o envelhecimento natural, até fatores externos como a exposição ao sol, poluição, alimentação desregulada etc.
Com o tempo a pele começa a perder elastina e colágeno, dois componentes chave para a hidratação e firmeza. Assim, à medida que vão desaparecendo, as fibras da derme se “soltam” e surgem as rugas.
Este processo é conhecido como envelhecimento da pele e se manifesta naturalmente a partir dos 25 ou 30 anos. Embora seja algo natural e contínuo, é possível prevenir e tratar as rugas para desfrutar de uma pele jovem por mais tempo.
Então, vamos entender um pouco mais sobre as rugas, os diferentes tipos, os diversos tratamentos e como a harmonização facial pode auxiliar para que a sua beleza natural permaneça mesmo com o processo de envelhecimento.
Rugas no rosto e envelhecimento
As rugas faciais aparecem como parte natural do envelhecimento devido à perda de componentes que ajudam a manter a pele mais hidratada. É por isso que elas são propensas a aparecer nas áreas da pele mais expostas ao sol, como rosto, testa, pescoço ou antebraços.
Com a diminuição da produção de colágeno e elastina a pele se torna menos elástica e firme, perdendo sua capacidade de se esticar e voltar ao estado original, resultando na formação de rugas.
Outros fatores também contribuem para o surgimento das rugas, como a genética, a exposição solar (exposição à luz ultravioleta), que acelera o envelhecimento natural, expressões faciais repetitivas, assim como o fumo ou outros poluentes.
A exposição ao sol ao longo da vida é um fator significativo no envelhecimento da pele e a radiação ultravioleta danifica as fibras de colágeno e elastina, acelerando o processo de formação de rugas. Por esse motivo é importante cuidar dos horários e tempo que ficamos expostos ao sol, além de ser recomendado a utilização de filtro solar.
Os hábitos e estilo de vida também podem desempenhar um papel no envelhecimento facial. O tabagismo causa danos aos vasos sanguíneos, o que pode acelerar o aparecimento de rugas. O estresse crônico é um dos fatores que desencadeia o envelhecimento prematuro da pele.
Existem também pessoas que têm uma maior predisposição genética para desenvolver rugas. A perda de gordura e volume facial com a idade também contribuem para esse processo.
É normal envelhecer, faz parte da vida e cada um de nós envelhece de maneira diferente, mas existem certos cuidados que podem ajudar a retardar esses efeitos. Desde proteger a pele do sol, evitar o tabagismo, adotar uma dieta saudável, praticar exercícios físicos, hidratar adequadamente a pele e utilizar produtos de cuidados faciais.
Além disso, existem diversos tipos de tratamentos que podem auxiliar a retardar esse processo e suavizar as expressões. Ao buscar acompanhamento com um especialista qualificado, é possível até mesmo desenvolver um plano para envelhecer de maneira bonita e saudável.
Muitas vezes a Harmonização Facial proporciona melhores resultados quando o tratamento é contínuo e acompanhado. Isso não apenas auxilia você a se entender melhor e a se aceitar, mas também permite ao profissional recomendar os procedimentos adequados para o seu momento atual.
Os diferentes tipos de rugas no rosto
Existem diferentes tipos de rugas que podem se desenvolver na pele, cada uma com características distintas. Então, vamos comentar detalhadamente quais são elas e suas particularidades. Aqui estão alguns dos principais tipos:
Rugas de expressão
As rugas de expressão são formadas na pele por causa dos movimentos faciais repetidos ao longo do tempo. Elas têm a aparência de vincos e linhas, e diferente das rugas estáticas, são causadas pelo envelhecimento natural da pele, principalmente pela contração muscular e pelos padrões de movimento facial.
Existem vários fatores que causam as rugas de expressão, dentre eles: contração muscular repetitiva, perda de elasticidade da pele, fatores genéticos e até mesmo estresse podem acelerar o processo de envelhecimento precoce.
Rugas estáticas
As rugas estáticas são aquelas que já marcaram de forma definitiva, ou seja, podem ser vistas mesmo quando a face está em repouso. Estão diretamente ligadas aos movimentos faciais repetidos, ou seja, anos de repetição das rugas dinâmicas, e se formam em sua maioria das vezes pelo processo natural de envelhecimento da pele.
Esse tipo de ruga tem linhas visíveis e permanentes, mesmo quando o rosto está em repouso, sem nenhum tipo de movimento ou expressão facial. Elas podem ser mais profundas do que as rugas de expressão.
Também existem fatores comuns que causam o surgimento desse tipo de ruga: envelhecimento natural, perda de gordura facial, excesso de sol, genética e o estilo de vida.
Rugas gravitacionais
As rugas gravitacionais são um tipo de ruga que se forma devido aos efeitos da gravidade sobre a pele ao longo do tempo. Elas são causadas principalmente pela perda de elasticidade e flacidez devido ao envelhecimento.
Com o passar dos anos existe uma diminuição na produção de colágeno e elastina, que são responsáveis pela elasticidade e firmeza da pele. À medida que a pele perde essa capacidade elástica, ela se torna mais propensa à flacidez e às rugas gravitacionais.
Com o passar do tempo a força gravitacional puxa a pele para baixo, influenciando diretamente para mudanças na sua aparência, dando o efeito de pele caída e flácida. Isso é especialmente visível nas áreas onde a pele é mais fina.
Rugas periorais
As rugas periorais, são conhecidas como rugas em formato de “códigos de barras”.
É muito normal que pessoas fumantes desenvolvam essas rugas mais profundas, pelo uso acentuado desta musculatura no ato de tragar.
Esse tipo de ruga possui linhas finas, verticais ou vincos ao redor dos lábios. Elas podem se estender verticalmente das bordas dos lábios em direção ao queixo, formando as chamadas “linhas de fumante”. São mais evidentes durante certos movimentos faciais, como sorrir, franzir os lábios ou falar.
Principais causas das rugas no rosto
As rugas são o resultado de uma combinação de fatores internos e externos. É fundamental compreender cada um desses aspectos, pois adotando uma boa qualidade de vida e evitando certos hábitos, é possível contribuir para uma pele mais saudável e prevenir o aparecimento precoce de rugas no rosto.
Envelhecimento natural: Um dos principais fatores relacionados ao processo de envelhecimento é a diminuição da produção de colágeno e elastina, que são responsáveis pela elasticidade da pele. Conforme essas proteínas diminuem, a pele perde sua capacidade de voltar ao estado original, levando ao surgimento de rugas.
Exposição ao sol: A exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) do sol é uma das principais causas de rugas. A radiação UV danifica as fibras de colágeno e elastina na pele, resultando na perda de elasticidade e no aparecimento precoce de rugas. A exposição crônica ao sol ao longo da vida pode acelerar o processo de envelhecimento da pele.
Tabagismo: O tabagismo é um dos principais problemas externos relacionados ao envelhecimento precoce. Além disso, é responsável pelo surgimento de vários tipos de rugas diferentes, inclusive as periorais, aquelas com formato de código de barras. Os químicos encontrados no tabaco podem danificar o colágeno e a elastina, além de restringir o fluxo sanguíneo para a pele.
Expressões faciais repetitivas: Com o tempo a nossa pele perde a capacidade de voltar ao estado original. Os movimentos faciais repetitivos, como franzir a testa, sorrir ou apertar os lábios, podem causar rugas de expressão.
Genética: Cada um de nós tem suas próprias características de envelhecimento, mas a genética e a predisposição têm um papel importante para o surgimento de rugas. Algumas pessoas têm herança genética que as torna mais propensas a desenvolver rugas precocemente.
Estresse: O estresse pode aumentar os radicais livres no organismo, que danificam as células e aceleram o processo de envelhecimento.
Perda de volume facial: Com o envelhecimento, nosso rosto muda, desde a estrutura óssea, muscular e até a gordura facial, todos esses fatores resultam na perda de volume e preenchimento. E esse tipo de mudança natural com o passar dos anos pode levar ao surgimento de rugas mais profundas.
Tratamentos para Rugas
Já sabemos que as rugas fazem parte do processo natural de envelhecimento.
Mas quem gosta de tê-las? Essa é uma preocupação tão evidente na população que em média, existem 943,5 mil pesquisas relacionadas ao envelhecimento na categoria de cuidados com a pele todos os meses nos Estados Unidos.
Quando falamos em pesquisas feitas na internet, sobrancelhas, nariz, pés de galinha e lábios são os principais termos associados a palavra “rugas”.
As técnicas e procedimentos estéticos evoluíram muito nos últimos anos, assim como a medicina, portanto, é possível retardar o envelhecimento precoce e até mesmo criar uma estratégia para permanecer bonito e jovem, apesar dos efeitos do tempo.
Então vamos conhecer alguns procedimentos que podem auxiliar na prevenção e tratamento de rugas.
Toxina botulínica (Botox)
A toxina botulínica tem a capacidade de ajudar no relaxamento das fibras musculares, reduzindo significativamente a aparência das linhas de expressão e rugas, especialmente aquelas originadas pelos movimentos repetitivos ao longo do tempo.
Normalmente usamos na testa, nos famosos “pés de galinha”, ao redor dos olhos e nas rugas entre as sobrancelhas (as linhas de marionete). Os resultados podem ser percebidos após alguns dias da aplicação e atingem seu melhor efeito duas semanas depois do tratamento inicial.
O efeito da aplicação tem uma duração média de três a seis meses, dependendo da pessoa e da região tratada. Para manter os resultados obtidos, é importante contar com a supervisão de um especialista e realizar acompanhamentos periódicos durante o tratamento.
Preenchimentos faciais
Os preenchimentos restauram o volume do rosto, na maioria das vezes os profissionais optam por usar o ácido hialurônico, e tem como objetivo suavizar as rugas estáticas, que são aquelas que aparecem com o rosto relaxado.
Esse tipo de procedimento promove a hidratação da pele, corrigindo imperfeições e assimetrias, e são ideais para melhorar a aparência de rugas conhecidas como “bigode chinês” e reduzir olheiras. Além disso, ajudam a realçar as maçãs do rosto, proporcionando um preenchimento eficaz em sulcos e depressões faciais.
O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo humano, desempenha uma função vital ao manter as fibras de colágeno, responsáveis por proporcionar a sustentação da pele, em condições ideais de vitalidade.
O efeito da aplicação pode durar até 20 meses na média, mas depende de outros fatores, como o organismo do paciente e também o seu estilo de vida.
Tratamentos a Laser
Tratamentos a laser e terapia de luz podem melhorar a textura da pele, estimular a produção de colágeno e reduzir as rugas. Um dos mais utilizados é o laser fracionado, é indicado para amenizar todos os tipos de rugas, das finas às mais profundas.
Já o laser de luz pulsada intensa (IPL), pode ser usado para tratar rugas finas e manchas da idade. Ele emite pulsos de luz intensa que atingem as camadas superficiais da pele, estimulando a produção de colágeno e uniformizando a textura.
O laser de ND-YAG pode ser usado para as rugas mais finas e atua aquecendo a derme, estimulando a produção de colágeno. Já o laser de Erbium é um dos menos agressivos e é usado para suavizar rugas.
Os tratamentos a laser num geral, atuam como uma forma de peeling renovando rapidamente as camadas da pele. Após o procedimento, é muito normal ter vermelhidão e sensibilidade no local, então é necessário seguir as orientações do especialista para o cuidado pós-tratamento.
Os resultados começam a aparecer depois de dez dias e continuam melhorando gradualmente nos seis meses seguintes ao procedimento. Mas para que o tratamento seja duradouro, é preciso o acompanhamento de um especialista, além de cuidados adicionais como: manter um estilo de vida saudável, ter uma alimentação adequada, e evitar excesso de exposição ao sol.
Peeling químico
O peeling químico é indicado para o tratamento de alguns tipos de rugas finas e manchas no rosto. A aplicação provoca esfoliação das camadas superficiais da pele, estimulando a regeneração celular, produção de colágeno, o que pode melhorar a aparência das rugas, bem como tratar manchas e irregularidades na pele.
Existem uma variedade de tipos de peelings químicos, eles podem variar em nível de intensidade e profundidade. Alguns dos ácidos mais utilizados são: o ácido glicólico, ácido salicílico, ácido tricloroacético (TCA) e fenol.
Os peelings superficiais, atuam nas camadas externas da pele, sendo indicados para rugas finas. Os peelings médios têm ação mais acentuada, tratando rugas mais evidentes e danos causados pelo sol. Os peelings profundos têm ação intensa e são indicados para rugas profundas e marcas de envelhecimento avançado.
Harmonização facial para Rugas
A Harmonização Facial é todo um conjunto de tratamentos que tem o objetivo de rejuvenescer e acentuar a beleza. Inclusive se você está interessado em saber mais sobre o assunto, recomendamos ler a nossa publicação: O que é Harmonização Facial e o que ela pode fazer por você.
E essa abordagem personalizada, entendendo cada paciente como único, realça as características naturais, promovendo uma aparência mais harmônica e rejuvenescida.
Um dos procedimentos mais comuns é a aplicação de toxina botulínica, que age bloqueando temporariamente os sinais nervosos, o que reduz a atividade muscular e suaviza as rugas de expressão, como as linhas da testa, as rugas entre as sobrancelhas e os pés de galinha ao redor dos olhos.
O “Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology” apresentou em seus estudos que a toxina botulínica mostrou melhora significativa nas rugas da testa em 84% dos pacientes.
Outros procedimentos são os preenchimentos, que geralmente usamos com ácido hialurônico. Eles ajudam a restaurar o volume e a preencher rugas mais profundas.
O instituto “Journal of Drugs in Dermatology” em sua pesquisa evidenciou a eficácia do ácido hialurônico no tratamento de rugas nasolabiais, com melhora sustentada por até 18 meses.
O Microagulhamento é outro procedimento bastante conhecido, além de ser muito eficaz para tratar rugas e melhorar a textura da pele, com pequenas agulhas que perfuram a pele, é possível estimular a produção de colágeno e a renovação celular.
Um estudo publicado no “Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery” concluiu que o Microagulhamento é uma terapia promissora para melhorar a textura da pele e reduzir as rugas periorais.
Os resultados podem ser realmente expressivos em pacientes que já têm sinais de envelhecimento, mas para isso, é preciso fazer uma combinação de tratamentos e talvez uma quantidade de material maior. É preciso sempre alinhar as expectativas, versus o tempo de tratamento necessário com o profissional responsável.
A Harmonização Facial pode ser uma excelente aliada no combate às rugas no rosto. Por se tratar de um tratamento personalizado, o profissional e paciente podem adotar a melhor estratégia, desde mudanças graduais ou até algumas mais chamativas, mas sempre tendo em vista uma aparência mais equilibrada e rejuvenescida.
Leia outros artigos e conheça o meu canal no Youtube
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre a clínica, procedimentos e outras novidades do universo da harmonização facial, beleza ou odontologia? Visite o blog ou o meu canal no Youtube.
Até a próxima!