Platismoplastia: A evolução da lipo de papada HD, para melhorar o contorno do pescoço.

Platismoplastia: A evolução da lipo de papada HD, para melhorar o contorno do pescoço

É uma queixa constante no consultório o excesso de gordura na região da papada, e a falta de contorno desta região. De fato, um pescoço definido é um grande ponto de beleza e juventude. 

Tratar a região do pescoço é sempre um desafio, pois esse excesso de gordura localizada e a falta de definição podem estar associados a uma série de fatores, que se complementam. 

Entre os fatores que tiram o contorno do pescoço posso citar:

  • Deficiência no volume do mento (queixo) e contorno ósseo da mandíbula;
  • Flacidez da pele;
  • Flacidez muscular;
  • Queda dos compartimentos de gordura da face;
  • Gordura localizada na região submentoniana;
  • Queda da glândula submandibular. 

Com todos esses fatores, já é possível perceber que para um tratamento eficiente na região do pescoço, muitas vezes é necessário associar tratamentos, e assim, eliminá-los um a um.  Também podemos imaginar que cada caso é bastante peculiar, alguns tratamentos são mais simples e rápidos, outros não.

A Lipo de Papada 3D é um excelente recurso para melhorar o contorno cervical. Os resultados falam por si só. Todas as pessoas que fazem o procedimento apresentam ótimos resultados no contorno do pescoço. 

No entanto, como a Lipo 3D atua somente no excesso da gordura cervical, algumas pessoas, principalmente as com maior quantidade de gordura e flacidez, ainda ficam com volume residual na região. Justamente por esse motivo, que o tratamento evoluiu para a Platismoplastia. 

Aqui no blog já escrevi sobre a lipo de papada 3D, sugiro que leiam o outro texto também, pois está bem completo. De qualquer maneira, vou fazer um apanhado geral. 

Antes de falar sobre a Lipo HD e a Platismoplastia, tenho que falar para vocês que a prevenção é sempre o caminho mais simples para qualquer tratamento.

Ou seja, se você tem indicação de Cirurgia Ortognática, por ser um paciente que nós dentistas chamamos de “classe 2”, sugiro que faça a Cirurgia Ortognática, mesmo que seja jovem e não tenha papada. 

A cirurgia vai prevenir o envelhecimento precoce dessa região, além de prevenir o envelhecimento dental, por má oclusão. A Cirurgia Ortognática também vai melhorar o espaço da língua, e prevenir ronco e apnéia. 

O controle alimentar é importante para evitar a gordura localizada na região do pescoço. Inclusive a Lipo de Papada e a Platismoplastia são indicadas para pessoas que não conseguem perder essa gordura, mesmo com o peso ideal.

A gordura que removemos com a Lipo de Papada está localizada acima do Músculo Platisma. Pessoas com sobrepeso, possuem gordura em compartimentos mais profundos, que não podemos remover, fazendo com que o resultado fique comprometido. 

A prevenção do envelhecimento do rosto e pescoço também é fundamental para evitar a perda de contorno cervical. Tratamentos de Harmonização Facial para estimular o tônus muscular e o colágeno da pele são fantásticos e super indicados para a prevenção da flacidez. 

Dentre os tratamentos, posso citar a Bioestimulação de Colágeno Injetável, que pode ser feita com Hidroxiapatita de Cálcio ou Ácido Polilático, e os fios de PDO. O Ultrassom Microfocado é muito bom para o tratamento e prevenção da flacidez muscular, e promove a queima de gordura localizada (quando pouca).  

O uso da Toxina Botulínica na região do pescoço controla o excesso de contração muscular do músculo platisma, o que previne o aparecimento de bandas por contração e a flacidez da pele.  Os Preenchimentos Faciais também são um ótimo recurso para promover Lifting Facial, entregando contorno no queixo e mandíbula, para pessoas com pouca projeção óssea. 

Todos esses tratamentos podem prevenir a necessidade de uma intervenção cirúrgica futura, e são indicados mesmo após um tratamento cirúrgico, pois o processo de envelhecimento é contínuo. 

(Os únicos procedimentos que não devem ser feitos após a Platismoplastia na região do pescoço, são os que colocam calor na área, como o Ultrassom Microfocado e o Endolaser, pois o calor pode remover as suturas internas. Estes procedimentos estão liberados para o rosto).

Falei bastante sobre isso no texto “cirurgia plástica ou harmonização facial?”.

Mas afinal, o que é Platismoplastia?

Platismoplastia é um conjunto de técnicas cirúrgicas feitas na região do pescoço para melhorar seu contorno.  

Dentre as técnicas utilizadas posso citar:

A lipo de papada HD

O termo “HD” é a sigla de “High Definition” ou seja, é uma Lipoaspiração que confere um resultado de alta definição. Nessa técnica fazemos dois furinhos nas laterais, próximos ao lóbulo da orelha, e uma incisão de aproximadamente 2cm na linha que fica abaixo do queixo. 

Fazemos a sucção da gordura abaixo do pescoço, definindo o ângulo da mandíbula. Nessa técnica também é possível fazer um emagrecimento facial na região do buldogue e região posterior da bochecha.

A gordura que fica logo abaixo do queixo pode ser retirada em bloco, e é o que pode deixar a papada “negativa”.

Plicatura do músculo platisma e digástrico.

Com o passar do tempo temos uma frouxidão dos músculos do pescoço. Nesses casos, podemos fazer suturas para unir no centro a banda desses músculos, com isso, o pescoço fica mais fino, e a região abaixo do queixo com um ângulo mais reto. 

Remoção do excesso de pele na região central do pescoço.

Nessa técnica, caso seja necessário, removemos um pouco de pele dessa região central, na incisão feita abaixo do queixo, com isso evitamos a sobra de pele, após a cicatrização. 

Com essa associação de procedimentos, o resultado fica com maior definição do que a Lipo de Papada Mecânica Convencional.

Enxerto de gordura no mento

A gordura em bloco removida da papada pode ser enxertada no queixo. Com isso, aumentamos o espaço abaixo do pescoço, o que garante um resultado visual melhor ao tratamento. Essa gordura será reabsorvida em um prazo de dois anos.

Bichectomia

A Bichectomia pode ser um recurso interessante para complementar o emagrecimento facial. Também já escrevi sobre o tema, em outro texto.

O que muda no pré-operatório da Platismoplastia?

Como em qualquer outro tratamento cirúrgico estético, o paciente precisa estar em ótima condição de saúde. Sempre peço um exame de sangue para verificar o estado de saúde dos meus pacientes antes de fazer o procedimento. 

O tratamento é contraindicado para pacientes cardiopatas, com válvulas metálicas ou marcapasso. Também é contraindicado para pacientes com Bócio. 

O procedimento é feito no consultório odontológico, com sedação. Por isso, também é importante avaliar quais medicamentos o paciente faz uso diariamente. O paciente não deve tomar nenhum medicamento estimulante antes do tratamento, e deve ter um acompanhante para voltar para casa.

O que devemos esperar do pós-operatório da Platismoplastia?

Assim como na Lipo de Papada convencional, considero o tratamento pós-operatório tão importante quanto a lipo em si.  A medicação pós-operatória é fundamental, e o paciente também deve usar a faixa compressiva o tempo todo, pelo menos nos primeiros 15 dias e depois na segunda quinzena usar durante à noite, o tempo que ficar em casa. 

É o que vai garantir que a pele cicatrize no local correto, sem o surgimento de seroma. Também é fundamental que faça acompanhamento com a fisioterapeuta especialista em pós-operatório para as drenagens e massagens. 

Só assim a pele vai cicatrizar na posição correta. Vale lembrar que a fibrose sempre vai aparecer pós lipoaspiração, e quem vai conduzir essa fibrose de forma que ela não fique visível é a fisioterapeuta. 

Na Platismoplastia a incisão central é maior do que o furinho feito na Lipo de Papada convencional. Essa cicatriz tende a desaparecer, no entanto, é possível que fique alguma marca ou mesmo quelóide, para pessoas que têm tendência. Durante o pós-operatório, eu receito pomadas específicas para que isso não aconteça. 

O acompanhamento com uma boa fisioterapeuta também ajuda a prevenir a abertura de alguma sutura, o que aumenta o risco de uma cicatriz. 

A gordura removida da Lipo de Papada volta ao ganhar peso?

Não volta, pois com a remoção da gordura tiramos a memória celular da região. É como em pessoas que fazem Lipoaspiração no abdômen e ganham peso. Apesar do ganho de gordura no resto do corpo, a barriga fica reta.

Todas as pessoas ficam com a papada negativa com a Platismoplastia?

Não é possível garantir resultado em nenhum tratamento estético, também não podemos comparar os resultados entre pacientes, pois cada indivíduo é único. Pessoas com o pescoço mais longo, pele mais fina, maior volume de queixo e mandíbula tendem a ter melhores resultados. 

Algumas pessoas precisarão de tratamentos complementares para aprimorar o resultado, no entanto, as fotos de antes e depois falam pelo procedimento.  

Em todas as pessoas, a Platismoplastia fará uma diferença muito grande. Sem dúvida é daqueles procedimentos que fazem toda a diferença na vida das pessoas.

Assista ao vídeo sobre o tema

Leia outros artigos e conheça o meu canal no Youtube

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre a clínica, procedimentos e outras novidades do universo da harmonização facial, beleza ou odontologia? Visite o blog ou o meu canal no Youtube.

Até a próxima!

1 comentário em “Platismoplastia: A evolução da lipo de papada HD, para melhorar o contorno do pescoço.”

  1. Avatar
    Joelma Roncetti

    Olá ! Primeiramente quero parabenizar pelo vídeo tão explicativo e de fácil entendimento . Dra gostaria de saber qual o repouso de atividade física , se fica com muitos hematomas e qual a média de custo . Grata 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Iniciar conversa
Como posso ajudar?
Olá! Estamos à disposição para te ajudar. Envie a sua mensagem agora.